Cidadeverde.com

Cresce em 36% o número de pacientes com DSTs na capital

Imprimir

Cresceu em 36% o número de pacientes com Doenças Sexualmente Transmissíveis atendidos pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital Lineu Araújo. De janeiro a outubro deste ano foram realizados 6635 pacientes enquanto ano passado no mesmo período foram atendidos 4878 pacientes. O que representa um aumento de 1757 atendimentos.

O serviço atende casos de pacientes com doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e e hepatite, mas o foco é maior em pacientes com HIV, vírus que provoca a AIDS. Atualmente 1110 pessoas em Teresina estão cadastradas no serviço. O número é crescente e o índice tem aumentado ainda mais entre jovens. 

"Primeiro é difícil uma pessoa que possui HIV encontrar um serviço de qualidade, e o SAE é um serviço voltado para pessoas com a maioria das DSTs e principalmente o HIV mesmo. Hoje em dia com a melhoria do tratamento e não existem mais tantos óbitos a quantidade de pessoas com o vírus aumenta cada vez mais e é necessária a procura por esses atendimentos mais especializados", explicou o médico infectologista Thiago Luíz.

O serviço é aberto ao público e a partir do próximo ano a entrada deve ser regulada. O encaminhamento é feito através do centro de testagem e aconselhamento pelos postos de bairro e até por clínicas particulares.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais