Cidadeverde.com

Governo inicia entrega de sementes e mudas da safra 2016/2017

Imprimir

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) iniciou a distribuição de sementes e mudas da safra 2016/2017 para os agricultores familiares do Piauí. O processo de entrega nos municípios será realizado por meio de parcerias com órgãos e entidades como as prefeituras, escritórios do Emater, Fetag-PI e Cáritas.

A entrega das sementes de milho, feijão, sorgo, mudas de caju e palma forrageira começou pelo sul do estado e a conclusão da ação, na região norte, tem previsão para o dia 6 de janeiro. 

O valor total do investimento é de R$ 5.549.000,00. Para a Safra de 2016/2017, foram adquiridos pelo governo estadual 210 toneladas de sementes de feijão, 100 toneladas de milho, cinco toneladas de sorgo contemplando todos os 224 municípios do estado. Cada família, preferencialmente aquelas beneficiárias do Garantia Safra e participantes de programas sociais, receberá cinco de sementes, atendendo o total de 45 mil famílias em todo o  Piauí. 

Foram adquiridas ainda, com apoio da Câmara Setorial da Cajucultura, um milhão de mudas de caju anão precoce para atender cerca de cinco mil agricultores familiares. Cada família receberá cerca de 200 mudas, que representa, ao todo, um total de 5 mil hectares de plantio. A exemplo do ano passado, serão distribuídas 500 mil mudas de palma forrageira (raquetes) para alimentação animal.

O diretor da Agricultura Familiar da SDR, Antonio José Pereira Ferreira, analisou que o planejamento possibilitou uma melhora na logística da entrega e, assim, as sementes chegarão mais cedo para as famílias. “Este ano, o processo burocrático iniciou mais cedo, no mês de julho. Por isso, a SDR já começou a distribuição, primeiro com a entrega do milho nos escritórios do Emater que será concluída essa semana", detalhou.

Pereira acrescenta que a palma e o sorgo continuam na fase de multiplicação e experiência e que no início de janeiro será agendada uma solenidade para marcar a entrega de mudas e sementes da Safra 2016/2017 aos agricultores do Piauí.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: sementes