Cidadeverde.com

Zeca Camargo vai morar com povo nômade na Mongólia

Imprimir

Zeca Camargo de malas prontas para mais
uma viagem pelo mundo
De malas prontas para sua segunda "Volta ao Mundo", quadro que apresentou no Fantástico pela primeira vez em 2004, Zeca Camargo queria fazer segredo sobre o roteiro desta nova aventura. Tudo bem, ele não contou quais eram os 10 destinos que vai visitar ao longo de 36 dias, mas, ao menos três Zeca revelou ao EGO: Mongólia, Indonésia e Chancha, no Peru. Em entrevista exclusiva, o apresentador fala sobre a importância de preservar os locais por onde vai passar, que estão distribuídos pelos cinco continentes do mundo, e têm em comum o fato de serem considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco.

Desta vez a viagem será mais curta e o público não vai decidir os destinos. Como foi definido o roteiro da segunda Volta ao Mundo?
Bem, vou viajar pelos cinco continentes desbravando lugares considerados Patrimônios da Humanidade. Tanto culturais como naturais. Porque patrimônio histórico não é só um monumento, uma igreja, uma pirâmide. Pode ser uma mata, um povo. Esse é um dos objetivos da série, mostrar essa diversidade cultural e natural do mundo.

São locais ameaçados?
Alguns locais estão ameaçados, tanto por razões naturais, como furacões, como pela ação do homem. A partir daí vamos fazer uma conscientização. Mas também vamos mostrar lugares que estão sendo preservados, para dar bons exemplos. Não é só mostrar o lado turístico, mas também a cultura.

Quais são estes lugares? 
Bem, estou tentando manter segredo sobre isso, não só pela surpresa, mas também por conta de algum imprevisto que possa acontecer. Um dos países que pretendíamos visitar era a Geórgia, mas aí começou a guerra, então desistimos. Por isso não quero muito revelar estes lugares, pois tudo pode mudar.

Mas você não pode dizer pelo menos alguns? 
Um destes lugares é a Mongólia. Vou ficar quatro dias vivendo com um povo nômade. Vou dormir nas tendas com eles, comer o que eles comem... Enfim, viver como eles por alguns dias. Outro lugar é Chancha, no Peru, uma cidade abandonada. Assim como Machu Picchu, Chancha foi o centro da cultura latino-americana e depois sofreu com a destruição dos colonizadores. Engraçado que todo mundo pensa logo em Machu Picchu, mas tentamos desta vez fugir do óbvio, mostrar lugares diferentes.

Algum país da África, da Ásia?
Sim, também vamos pra África. Só não vou dizer para onde (risos). Na Ásia, vamos para a Indonésia. Só posso revelar que não é Bali, mas outra cidade belíssima.

Destes 10 destinos, tem algum que você já conhece?
Sim, três destes lugares eu já visitei como turista. E também já fui para a Indonésia a trabalho, mas era Bali. Desta vez, vou para outra cidade. 

Qual foi sua maior fonte de pesquisa para preparar a viagem?
A própria Unesco. Foi minha maior fonte de informação. A parceria foi muito proveitosa e facilitou muito nosso trabalho. Inclusive gostaria de agradecer a Unesco pelo apoio que nos foi dado.

Você está levando muitas malas?
Vou levar uma mala de uma semana e depois vou ficar lavando roupa (risos). Aquela coisa básica: sete camisetas, três camisas, um tênis, um sapato para trekking, duas calças e um short.

E casacos? 
Como só os dois últimos lugares são frios, vou deixar pra comprar lá.

E pretende trazer muitas lembranças? 
Ah, meus amigos sabem que sempre trago muita coisa. Enfeites, souvenirs, fotos...
 
 
 
Fonte: Ego
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais