Cidadeverde.com

Teresina terá secretaria para concessões e parcerias; PPPs devem começar na iluminação pública

Imprimir

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Erick Elysio deixará a coordenação do Lagoas do Norte para assumir nova secretaria

Mais um nome da nova equipe do prefeito Firmino Filho (PSDB) para 2017 já está definido. O economista Erick Elysio Reis Amorim deixa o programa Lagoas do Norte para assumir a nova Secretaria de Concessões e Parcerias, que deve tratar de ações em conjunto com a iniciativa privada. 

"Ela está seguindo os modelos como do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, que têm órgãos específicos para tratar dessa parte de concessões e PPPs", disse ao Cidadeverde.com Erick Elysio, que deverá ser substituído na coordenação do programa Lagoas do Norte pelo engenheiro Cleto Baratta, hoje superintendente da SDU Sul.

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Liderança e Gestão Pública na Harvard Kennedy School, nos Estados Unidos, Erick Elysio assumirá uma pasta que será estratégica para a Prefeitura de Teresina com a crise econômica vigente. Em tempos de recursos reduzidos, as Parcerias Público Privadas (PPPs), já adotadas pelo Governo do Estado, serão usadas para garantir avanços e melhorias em diversas áreas sem que isso pese no orçamento municipal. 

Urbanização e esporte já entraram na pauta para possíveis parcerias. "As principais prioridades agora são a questão de iluminação pública e outras possibilidades de parcerias e PPPs como estacionamentos públicos, a própria parte de parcerias para o Lindolfo Monteiro", acrescentou o futuro secretário. 

Erick Elysio explica que os projetos de parcerias ainda serão elaborados. "A gente vai estruturar essas PPPs para apresentar para o conselho gestor e ter um direcionamento maior, para nesse início do ano a gente já seguir com essas parcerias".

Hoje, Ericy Elysio é servidor do Tesouro Nacional cedido para a Prefeitura de Teresina, onde assumiu, em 2013 a presidência do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) - que será extinto na reforma promovida pelo prefeito Firmino Filho. Foi no Semae que ele coordenou o programa Lagoas do Norte nos últimos anos. O gestor também tem passagens pelo Ministério da Fazenda, Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Energia Elétrica e Casa Civil da Presidência da República, onde foi assessor da Subchefia de Articulação e Monitoramento antes de retornar ao Piauí. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais