Cidadeverde.com

Gessivaldo se reúne com governador para traçar metas da Setre

Imprimir

No início da semana, o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías se reuniu junto ao governador Wellington Dias para traçar metas para 2017. Dentre as metas, estão a realização de cursos de qualificação específicos para municípios mais carentes, que irão funcionar de acordo com um estudo feito no mercado de cada localidade para saber a mão de obra mais escassa da região, implantando posteriormente cursos da área necessitada. O trabalho será realizado através do programa Setre nos Municípios, 

O objetivo foi reafirmar parcerias e realizar novos projetos para incentivar, qualificar e abrir espaço para o trabalhador no estado.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realiza ações de capacitações em todo o Piauí, que buscam promover treinamentos e oportunidades de negócios para trabalhadores e empreendedores piauienses. Uma das prioridades é a qualificação sócio profissional que trabalha em prol da superação da pobreza e da reinserção do trabalhador no mercado de trabalho, colocando a serviço do estado profissionais qualificados para ocupar as vagas destinadas a diferentes setores que necessitam de qualificação, além de ressaltar o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia solidária no estado.

Gessivaldo Isaías ressaltou a nova estratégia do projeto. “Estamos trabalhando para que a situação em que vivemos no país não nos atinja tanto, concretizaremos esse objetivo trabalhando em prol da qualificação mais facilitada aos que precisam com mais urgência e que não tem condições de realizar esse tipo de especialização”, reafirmou o secretário.

O Setre nos Municípios já levou qualificação profissional para mais de duas mil pessoas nas áreas de Construção Civil, Embelezamento e Corte e Costura. Os cursos ocorrem de forma itinerante percorrendo municípios do Piauí e os bairros de Teresina. O intuito é proporcionar o ingresso no mercado e uma nova ressocialização, levando a qualificação para os que estão fora do convívio social. Além da área de qualificação profissional a secretaria atua também no empreendedorismo e intermediação de mão de obra.

No ramo do empreendedorismo, a Setre irá buscar fortalecer cada vez mais a economia solidária, que tem se demonstrado mais forte no Brasil principalmente no Piauí, onde encontramos pequenos produtores com rendas maiores que assalariados, influenciando assim no crescimento da economia do estado.

Outro projeto que está pronto para ser fortalecido em 2017 é a Casa do Trabalhador, que consiste em reunir a oferta de serviços da Setre, em um local acessível e dinâmico, onde haverá atendimento e auditório para realização de cursos de qualificações.

O Sistema Nacional de Empregos do Piauí (Sine/PI) também é um ponto de atuação da Setre e, através dele os trabalhadores são inseridos no mercado de trabalho. O Sine ajuda os profissionais já qualificados a encontrar rapidamente uma vaga de trabalho, e graças à sua atuação, o Piauí fechou o ano de 2016 com saldo estável na geração de empregos.

Através do Setre nos municípios, a Secretaria também realiza treinamentos dos internos na penitenciária Irmão Guido e na penitenciária Feminina de Teresina. Junto à finalização dos cursos, o Sine busca inserir os alunos que já estão em regime semiaberto no mercado. Os detentos da Colônia Agrícola Major César e da Irmão Guido já participaram da ação dentro dos cursos na área de Construção Civil. A penitenciária feminina também já foi incluída recebendo os cursos de corte e costura e embelezamento. A proposta para 2017 é continuar realizando esse trabalho, dando a segunda chance que todos merecem ter.

O secretário Gessivaldo, quando deputado, criou uma lei, aprovada, que beneficia os detentos para entrar no mercado “No momento em que qualificamos essas pessoas, estaremos os enquadrando numa lei vigente, na qual 5% das vagas [na construção civil de obras públicas] são destinadas a eles. Após a capacitação, eles estão aptos para sair de lá e trabalhar nas empresas, tendo, dessa forma, um salário digno e sendo inseridos na sociedade de uma maneira justa”, destacou.

A busca pela melhor forma de inserção das pessoas no convívio social e no mercado de trabalho é o principal objetivo da Secretária de Trabalho de Empreendedorismo no Piauí, que realiza ações diárias para proporcionar uma vida melhor aos trabalhadores.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais