Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Psiquiatra fala sobre saúde mental; veja

Imprimir

"Conviver em sociedade; enfrentar as inquietudes, as perturbações do dia a dia; ser produtivo e contribuir com a sua comunidade", segundo o psicólogo José Augusto esse é o atual conceito de saúde mental, tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça-feira(10/01). O assunto é debatido pelos profissionais de saúde e sociedade durante todo o mês de janeiro, no movimento batizado de "Janeiro Branco".

No estúdio do telejornal, o médico psiquiatra, Leonel Veloso Saraiva, explicou como identificar os problemas mentais. Segundo ele, a mudança de comportamento é o primeiro sinal.

Nesses casos, o psiquiatra informou que o primeiro pedido de ajuda é para um familiar próximo, mas recomendou que em um segundo momento, busque-se auxílio especializado como num centro de atenção psicosocial, por exemplo.

Leonel Veloso destacou ainda que problemas mentais chegam cada vez mais cedo e que, atualmente, até crianças desenvolvem depressão. Para ele, as crianças de hoje tem muito acesso a coisas que antes não viam e aconselhou os pais a terem cuidado durante o acompanhamento da infância, serem mais observadores quanto a isso, pois acaba gerando uma sociedade frustrada do "eu quero mais, eu quero mais".

Sobre o uso de remédios no tratamento de problemas mentais, o psiquiatra disse que algumas vezes é necessário, mas alertou que ingerir medicamentos, quando não bem indicados, a longo prazo pode aumentar chance de desenvolver uma síndrome demencial; a pré-disposição de ter alterações precoces de memórias; aminésia lacunares e distúrbios de atenção.

Confira na íntegra o quadro Saúde!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais