Cidadeverde.com

Após desabamento de casarão, ruas do Centro estão interditadas

Imprimir
  • casa9.jpg Itamar Barros
  • casa8.jpg Itamar Barros
  • casa7.jpg Itamar Barros
  • casa6.jpg Itamar Barros
  • casa5.jpg Itamar Barros
  • casa4.jpg Itamar Barros
  • casa3.jpg Itamar Barros
  • casa2.jpg Itamar Barros
  • casa1.jpg Itamar Barros

 

As ruas Areolino de Abreu e Barroso, no Centro de Teresina, estão interditadas por risco de novos desabamentos. Ontem (11) à tarde, um casarão localizado no cruzamento das duas vias ficou parciamente destruído e a parede caiu sobre dois carros. Ninguém ficou ferido. Ônibus e veículos estão tomando uma nova rota. 

A Superintendência de Transportes e Trânsito interditou a rua Areolino de Abreu na altura do cruzamento com a rua 13 de Maio. A rua Barroso, onde a estrutura ainda está de pé, também está fechada. Os ônibus que seguem para a Praça da Bandeira estão fazendo um desvio pela Lizandro Nogueira, e acessando a Rui Barbosa, para chegar aos pontos de ônibus na praça. 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Paulo Roberto, informou que novos desabamentos podem ocorrer no casarão histórico que ficou parcialmente destruído. Segundo ele, o telhado foi o responsável pela queda da estrutura e continua pressionando a parte da construção que está em pé. 

A má conservação, a falta de reformas e o tipo de madeiramento usado na construção, segundo ele, foram os causadores do problema. O presidente do Crea orientou que o telhado do casarão seja retirado rapidamente e que proprietários de outras obras antigas também observem as condições de seus imóveis. 

"É prudente que se retire o telhado, porque pode desabar tudo. Várias lojas aqui possuem forro, revestimento, mas ninguém sabe como está o madeiramento, é melhor verificar. Há marquises enferrujadas que podem cair na cabeça de uma pessoa e até matar", alertou.

Reformas 

O gestor da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte, José João Braga, informou que há dezenas de construções históricas no Centro de Teresina que precisam passar por reforma e estão protegidas pelo município. Assim, os proprietários precisam fazer reparos sem descaracterizar as fachadas. 

"Qualquer reforma interna é de responsabilidade do proprietário, desde que se mantenham as características. Quando há alteração interna, como de paredes e laje, a pessoa tem que comunicar para obter licença. Uma comissão avalia e decide se será possível fazer", disse

A informação é de que o proprietário do casarão que desabou havia solicitado reforma à prefeitura, no ano passado, mas teve o pedido negado. Pelo menos 160 imóveis no Centro de Teresina estão tombados pelo IPHAN ou protegidos pela prefeitura e têm isenção do IPTU, para que o valor seja aplicado na conservação da estrutura. 

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais