Cidadeverde.com

Unidades do MPF do Piauí têm novos procuradores da República

Imprimir

Unidades do Ministério Publico Federal no Estado do Piauí (MPF/PI) contam com novos procuradores da República desde o final de dezembro. Alguns obtiveram lotação no estado no último concurso interno de remoção do Órgão e preenchem vagas de procuradores que se mudaram para unidades do MPF dentro do estado e em outras unidades da federação, além de nomeações do último 28º concurso para procurador da República. Antes de assumirem nas Unidades, os procuradores da República recém-empossados passaram por uma semana de convivência na PR/PI, em novembro.

A Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI) recebeu dois novos integrantes que participaram do último concurso interno de remoção, os procuradores da República Patrício Noé da Fonseca e Cynthia Arcoverde Ribeiro Pessoa. O procurador da República Patrício Noé da Fonseca, vindo da PRM de Limoeiro do Norte/CE, a pedido, assume a vaga deixada pelo procurador República Carlos Wagner Barbosa Guimarães, que agora integra a Procuradoria da República no Estado do Ceará. Patrício Noé é formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Ceará, foi promotor de Justiça no Maranhão, e é membro do MPF desde abril de 2012, tendo sido lotado inicialmente na PRM de Crateús/CE.

A procuradora da República Cynthia Arcoverde Ribeiro Pessoa vem da PRM de Altamira/PA, também a pedido, e assume a vaga no 5º Ofício da PR/PI. É formada em Direito pela Universidade Federal do Estado de Pernambuco. Foi advogada da União de 2009 a 2014, atuando em Rio Branco/AC, depois na Procuradoria Regional da União e posteriormente na Procuradoria-Geral da União em Brasília. É membro do MPF desde 2014, onde assumiu na PRM de Altamira/PA e atuou, dentre outros, nos casos relacionados à procuradoria regional dos direitos do cidadão (PRDC) e à Usina Hidrelétrica de Belo Monte.Na Procuradoria da República no Município de Picos, assumiu o procurador da República Lucas Daniel Chaves de Freitas, aprovado no 28º concurso para procurador da República, no lugar da procuradora da República Maria Clara Lucena de Almeida Brito, que foi removida a pedido, para a PRM de Caicó/RN. Lucas Daniel é formado em Direito pela Universidade de Brasília; Especialista em Direito Eleitoral pelo Uniceub; Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela UNB. Foi Assessor do Ministro Marco Aurélio Melo no TSE por quatro anos, sendo Assessor-chefe da Presidência do Tribunal por seis meses e, por último, foi Assessor do Procurador- Geral da República entre os anos de 2014 e 2016.

Na PRM de Floriano, assumiu o procurador da República Patrick Aureo Emmanuel da Silva Nilo, também aprovado no 28º concurso, no lugar do procurador da República Saulo Linhares da Rocha, que foi removido a pedido, para atuar na PRM de Parnaíba, no lugar do procurador da República Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, que agora integra a Procuradoria da República no Estado do Maranhão. Patrick Aureo é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior; Especialista em Direito Penal e Processual pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco. Foi Delegado da Polícia Civil do Estado de Pernambuco e Analista da Justiça Federal no Estado de Pernambuco.

As Unidades do MPF nos Municípios de São Raimundo Nonato e Corrente agora contam com procuradores da República efetivos nas Unidades. Na PRM de São Raimundo Nonato, assumiu a procuradora da República Cecília Vieira de Melo Sá Leitão, aprovada no último concurso. Cecília Vieira é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco; foi estagiária do MPF; servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco entre os anos de 2008 e 2009, onde atuou na área de combate à violência doméstica e familiar e foi analista da Agência Nacional de Telecomunicações por cinco anos, onde atuou na área de regulação.

Na PRM de Corrente, assumiu o procurador da República Humberto de Aguiar Júnior, também aprovado no último concurso. Humberto de Aguiar Júnior é formado em Direito pela Universidade Federal do Estado de Minias Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/MG. Foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados e trabalhou no Ministério do Planejamento.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: MPF