Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Ortopedista orienta sobre a mochila escolar

Imprimir

Nesta terça-feira(24/01), o quadro Saúde, do Notícia da Manhã, alertou os pais quanto aos cuidados com relação ao peso das mochilas que os filhos levam para a escola e a postura ao carregá-la. O excesso de carga pode comprometer seriamente a estrutura da coluna vertebral.

Especialistas recomendam que a criança não carregue mais que o equivalente a 10 por cento do seu peso corporal. A mochila deve ficar bem ajustável e ter tiras largas. O peso também deve estar bem distribuído. Mochilas com rodinhas é mais aconselhável, mas deve-se observar a altura da alça.

No estúdio, a médica ortopedista, especialista em coluna vertebral, Ayrana Soares Aires, explicou que os pais devem preocupar-se inicialmente com a postura da criança ao carregar a mochila e que carregar peso além do valor que deveria pode causar fadiga muscular, contraturas musculares e com o tempo ocasionar o aparecimento de uma hérnia de disco.

Segundo a doutora Ayrana Soares, a maior causa de dor entre crianças abaixo de 10 anos é por conta da má postura, seja ao carregar a mochila de forma inadequada ou mesmo dentro de sala de aula. Ela ressaltou que os pais precisam ficar atentos, por exemplo, se na sala de aula há uma cadeira adequada para os filhos estarem sentados assistindo aulas. Além disso, a especialista lembrou de mais duas preocupações que os pais devem ter:  alimentação e atividade física.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais