Cidadeverde.com

Lixão causa risco de acidente no Metrô e Antônio Sobral faz alerta

Imprimir

 

No ano passado em Teresina, 226 pessoas foram notificadas pela Lei do Lixo Zero. Do total, 132 pessoas foram conduzidas aos Pontos de Recolhimento de Resíduos, 23 foram autuadas por infrações de trânsito - no caso de o condutor ter sido identificado pela placa do veículo ao jogar lixo - e uma foi apreendida.  

Quanto às localidades das infrações, em 2016 - de janeiro até o início de dezembro - foram registradas 347 infrações por despejo de lixo em local proibido. Dessas, foram 153 na zona leste, 106 na zona Sul, 51 na Norte e 37 na Sudeste. Os dados são da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

O presidente da Companhia Metropolitana, Antônio Sobral, explicou ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (27), que as pessoas têm que se acostumar a jogar seu lixo em local adequado, para que não haja acúmulo de lixo em locais proibidos e que a a a aplicação da Lei tem dado resultado.

A Multa para quem despeja lixo em local proibido é de R$ 100 e não precisa ser paga no ato da infração. Ao aplicá-las, os fiscais explicam a lei e é expedido um documento. 

De acordo com Antônio Sobral, existe no projeto de modernização do metrô de Teresina, a projeção para evitar que as residências fiquem no limite da margem de onde os caminhões de coleta possam passar para recolher o lixo.

A lei municipal conhecida como "Lixo Zero", está em vigor desde o início de 2014, sendo fiscalizadas constantemente por equipes da prefeitura de Teresina


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais