Cidadeverde.com

Michel Temer diz que inflação em 2017 pode ficar abaixo da meta de 4,5%

O presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta terça-feira (31) que a inflação este ano poderá ficar "até abaixo" da meta central de 4,5%. Ele dicursou para um público de executivos em hotel da Zona Sul de São Paulo durante seminário sobre investimento.

Nesta segunda-feira, conforme o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, economistas do mercado financeiro estimaram para 2017 Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,70%. Foi a quarta queda seguida do indicador. Apesar de permanecer acima da meta central de 4,5%, o valor está abaixo do teto de 6,5% fixado para este ano.

"Nós fechamos 2016 com a inflação dentro da meta [abaixo do teto] e vamos reduzi-la ainda mais em 2017. Eu acabei de mencionar que nós começamos o trabalho que permitiu a redução de 10,7 para 6,29. Ou seja, dentro da meta, abaixo ainda do teto. E a previsão, que se faz para este ano é que nós fiquemos na meta de 4,5 ou, quem sabe ainda, se o doutor Ian [Goldfajn, presidente do Banco Central] continuar trabalhando como estamos, até abaixo deste percentual", afirmou Temer.

Gastos públicos

Ao discursar, Temer também defendeu a contenção dos gastos públicos. "Também na nossa casa nós não podemos gastar mais do que aquilo que arrecadamos. Esta é a regra do equilibro econômico e financeiro", disse.

Ele defendeu a necessidade das reformas trabalhistas e da previdência, garantindo que o governo respeitará o direito adquirido de quem já pode se aposentar e que a reforma é necessária para garantir a aposentadoria dos jovens de hoje.

Temer afirmou que a economia brasileira já está sentindo as mudanças, que o Brasil é um país pacífico e aberto aos investidores e que "o Brasil que temos hoje é um Brasil de oportunidades".

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais