Cidadeverde.com

Margarete Coelho fala sobre Serra da Capivara no Feito em Casa

Imprimir

O Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato(PI), foi o tema da entrevista que a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, concedeu a Cineas Santos no Feito em Casa deste sábado(04/02).

A vice-governadora falou sobre as dificuldades financeiras para manter o Parque e reconheceu que a situação é muito complicada, pois a verba para sua manutenção e conservação é curta e sempre falta dinheiro. Ela lembrou que o governo estadual não tem competência sobre o Parque, que é nacional e está sob a competência do Ministério do Meio Ambiente, mas tem sua responsabilidade. e tenta viabilizar a sua gestão e disse, inclusive, que agora há uma parceria de cooperação técnica que conta com uma espécie de conselho, formado pelo IPHAN, FUNDHAM, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio) e o governo do Estado

Margarete destacou a dimensão e características peculiares da área. Segundo ela, é um parque enorme, com  23 mil hectares, 400km de trilhas e mais de 20 guaritas."Um parque com características diferentes de todos os outros. O que ali for degradado não pode ser restaurado. Tem que fazer a conservação e manutenção e isso é muito caro", falou.

Durante a entrevista, Cineas enalteceu o trabalho da pesquisadora Niède Guidon, que há anos é responsável pelo local. Para o apresentador, Niede impriiu características internacionais ao Parque, que antes era uma área de caçada, piquiniques e ninguém tinha o menor respeito pelas pinturas rupestres. Ele citou ainda o fato de haver trilhas para cadeirantes no Parque construídas por Niède quando ainda ninguém falava em acessibilidade.

Ainda na conversa sobre a Serra da Capivara, Margarete explicou a atual situação do aeroporto de São Raimundo Nonato. Ela disse que está pronto, mas não existe ainda companhias aéreas que queiram operar, por isso o Estado vem subsidiando uma empresa regional que faz dois voos semanais para a cidade.

A vice-governadora revelou que a idéia é trazer uma empresa de fora para operar no aeroporto e anunciou que o governo já negocia com a Transportes Aéreos Portugueses(TAP) para fazer voos diretos de Lisboa para São Raimundo e para Parnaíba, atraindo assim o turista internacional.

Margarete divulgou em primeira mão no programa outra ação visando incrementar esse turismo, que será a exposição sobre o Parque da Serra Capivara, que vai acontecer de 08 de maio a 08 de junho/2017, em Berlim, organizada pela Embaixada do Brasil em convênio com a Embaixada da Alemanha.

A convidada disse que na ocasião será lançado um documentário de 45 minutos sobre a Serra da Capivara, que traz reconstrução de cenas com atores locais e que teve a coordenação e direção de arqueólogos da Alemanha. "Vai ser uma grande porta para a Europa", falou.

Quanto à criação do Museu da Natureza no entorno do Parque, novo projeto de Niède, a vice-governadora informou que foram conseguidos 13 milhões e 700 mil reais a fundo perdido junto ao BNDES para sua construção. Para ela é um projeto lindíssimo, que terá o formato em aspirais, onde cada uma das camadas contará a história de formação da terra até os dias atuais.

Veja no vídeo a entrevista completa:


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais