Cidadeverde.com

Brasil é 2º em câncer de laringe; rouquidão pode ser sintoma

Imprimir

Você não vê a hora de encerrar o expediente para poder tomar aquele uísque? E, enquanto relaxa com a bebida, não dispensa um cigarro? Pois saiba que fumo e bebida são dois dos principais fatores que provocam câncer de laringe, doença que atinge 15 mil pessoas por ano no Brasil. O país é o segundo no número de casos em todo o mundo --o líder é a Espanha.

O principal sintoma é a rouquidão. "Quem permanece rouco por mais de 15 dias deve procurar um médico", alerta a fonoaudióloga Maria Ângela Ueda Martins, responsável pelo serviço de terapia fonoaudióloga do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. "A rouquidão é um problema comum que pode indicar problemas menos graves. Mas é preciso tratar."

Outros sintomas são dor na garganta, sensação de ter um caroço na garganta, disfagia (dificuldade para engolir) e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

Aproximadamente 66% dos tumores atingem uma das duas cordas vocais --daí a rouquidão. Os casos restantes afetam a laringe supraglótica, uma região acima das cordas vocais. O tratamento para o câncer pode alterar significativamente a rotina --quando é necessária a retirada da laringe, a vítima faz traqueostomia permanente e perde a voz (mas pode recuperá-la com sessões de fonoaudiologia ou uso de próteses). Em geral, antes da cirurgia, o câncer é combatido com quimioterapia e radioterapia.

Elisabete Carrara Angelis, diretora do departamento de fonoaudiologia do Hospital A.C. Camargo, explica que as cordas vocais estão situadas dentro da laringe --por isso a intervenção cirúrgica pode afetar a fala. "A cirurgia em pacientes com câncer de laringe pode deixar seqüelas. Nesses casos, ensinamos os pacientes a usar o esôfago para voltar a falar. A voz fica rouca, bem grossa, mas é totalmente compreensível."

Segundo a fonoaudióloga, a voz, produzida com o deslocamento de ar, passa pelos pulmões e se torna som. Pacientes sem a laringe aprendem a utilizar o esôfago, local por onde passa a comida. "As técnicas ensinam o paciente a colocar ar no esôfago", diz.

Prevenção

A melhor forma de evitar o câncer de laringe é evitar o cigarro e a bebida em excesso. Mas existem outras dicas para conservar as cordas vocais. "A principal recomendação é beber água, de dois a três litros por dia. Mas não basta beber tudo de uma vez. Devemos beber aos poucos, para manter as cordas vocais lubrificadas", ensina Maria Ângela.

Outra dica, especialmente para professores, é o uso de microfone. "O professor é o profissional da voz que mais enfrenta problemas. O microfone permite que ele conserve as cordas vocais."
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: