Cidadeverde.com

Notícia da Manhã mostra a importância do check-up médico

Imprimir

Com que frequência você vai ao médico ou faz exames? Pois saiba que um simples exame de sangue pode revelar vários problemas de saúde. Por isso, o Notícia da Manhã abordou esse assunto no quadro Saúde, desta terça-feira(07/02), e informou que o ideal é procurar atendimento antes mesmo de sentir algum sintoma, portanto a ida ao consultório deve acontecer pelo menos uma vez ao ano.

Exame simples de sangue pode revelar vários problemas, como, colesterol alto, diabetes, anemias, verminoses, doenças do fígado e alterações hormonais. Os exames de imagens também devem ser acrescentados na lista do check up.

Alguns exames são específicos para homens e outros para mulheres, caso da mamografia, que deve fazer parte da rotina feminina após os 40 anos, junto com outros, como o popularmente conhecido "exame de prevenção", que observa o canal vaginal e detecta alguma alteração.

O médico geriatra, Isaniel Oliveira, lembrou que muitas mulheres, principalmente, idosas pensam que por não ter vida sexual ativa não precisam ir ao ginecologista, mas esse pensamento é errôneo e precisam sim frequentar o especialista. Ele também ressaltou que pessoas obesas e com pressão alta, precisam estar atentas à questão da parte cardíaca e fazer um eletro ou um ecocardiograma se for o caso.

O geriatra ainda frisou que é importante para a saúde dos homens a realização do exame da próstata, inluindo a ultrasom ou mesmo o toque retal.

Outras orientações do especialista é que pessoas com parentes de 1º grau que sofrem de algum doença precisam iniciar os check ups mais precocemente e fazer uma quantidade maior de exames. Ele ainda indicou um exame simples para detectar problemas digestivos, que seria um exame de rastreio que vai analisar as fezes e permite observar se há presença de sangue. 

Acompanhe a reportagem sobre a importância dos exames de rotina:


Marcelo Lopes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais