Cidadeverde.com

APPM e Ministério Público planejam parcerias sobre trânsito, matadouros e ouvidorias

Imprimir

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (8) com o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, para buscar formas de combater a violência crescente no trânsito nos municípios piauienses. Outros temas abordados foram a implantação do portal das ouvidorias, da transparência e o funcionamento de matadouros públicos.

O procurador-geral do Ministério Público Estadual propôs ao presidente da APPM um convênio com a Polícia Militar para que a fiscalização seja intensificada nas cidades onde o trânsito não é municipalizado.

“Nós sabemos que essa é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. Mas, enquanto as cidades não conseguem assumir essa responsabilidade, não podemos ficar parados. Ações preventivas são importantes, mas é preciso também uma atuação mais firme de fiscalização, para diminuir o número alarmante de acidentes”, enfatizou Cleandro Moura.

O MPPI iniciou no ano passado a Caravana pela “Paz no Trânsito”, em Bom Jesus, com uma série de atividades voltadas à prevenção de acidentes e orientações aos condutores. O evento foi realizado em parceria com órgãos como o Detran, Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura da cidade.

Hoje apenas nove cidades piauienses, segundo Detran-PI, tem o trânsito municipalizado, das 224 existentes. Além da capital, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí e São Raimundo Nonato já aderiram ao processo.

O presidente da APPM também solicitou o engajamento do MPPI na discussão de temas como o controle da reprodução de animais domésticos nos municípios e excesso de animais nas rodovias estaduais.  

“Precisamos levantar o debate sobre esses temas e o Ministério Público é peça fundamental nessa discussão, pois os municípios sozinhos não têm condições de resolver tantas problemáticas. Queremos essa parceria para que se transcenda a órbita da fiscalização e se trabalhe com a prevenção”, destacou o presidente.   

Fonte: APPM
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais