Cidadeverde.com

Tropas Federais do MA e CE vão fazer segurança em cidades do interior do PI

Imprimir
Cerca de 550 homens do Exército (25º Batalhão de Caçadores), com sede em Teresina, serão utilizados como reforço nas cidades onde foram autorizadas envio de tropas federais, nas eleições. Segundo o subcomandante do 25º BC, major Francisco Neres, este ano poderá ser pedido mais reforço das tropas em Batalhões de Fortaleza-Ce e São Luis-Ma pelo maior número de solicitações.
 

Os homens devem chegar até uma semana antes das eleições. O trabalho dos militares será de segurança nos locais de votação e nas vias de acesso às sessões eleitorais, com o intuito de inibir o transporte irregular de eleitores.

Ainda de acordo com o major Neres, não haverá necessidade do uso de armas de fogo. ?Na missão em si utilizamos cacetetes e contenção corporal. Armamento só será utilizado em é legitima defesa ou por ordem do juiz da comarca?, explicou.

As tropas federais estão subordinadas ao juiz eleitoral e vão trabalhar em conjunto com a Policia Militar e outros órgãos de segurança.
 
 
Até ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu 80 cidades para receberem tropas federais e cinco já foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O total, 112 municípios já solicitaram reforço, mas ainda estão sendo julgadas pelo Tribunal.

Major Neres disse ainda que o número de militares em cada cidade depende do grau de animosidade do local. Nas eleições de 2004, 104 cidades pediram e receberam tropas federais.

 

Flash de Caroline Oliveira (do 25º BC)
Redação de Conceição Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: