Cidadeverde.com

Exército apura denúncia de pipeiros que distribuem água imprópria

Imprimir

O 25º Batalhão de Caçadores está apurando através de fiscalização, a denúncia de que pipeiros estariam abastecendo seus veículos e distribuindo água imprópria para consumo humano. A Operação Pipa cadastrou cerca de 1200 pipeiros para esse trabalho e atende hoje 62 municípios do Estado levando água a cerca de 200 mil pessoas.

"Essas denúncias chegaram até nós e agora estamos apurando. Enviamos equipes para as cidades e fiscalizando mais de perto se a água que está sendo usada por eles é abastecida nos mananciais credenciados", explicou o tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, comandante do 25º BC.

Os mananciais que estão autorizados para o abastecimento possuem um laudo de potabilidade que atesta que a água é própria para o consumo humano. Mas de acordo com o coronel, pipeiros tem recolhido água de outras barragens sem a potabilidade reconhecida.

"É importante ressaltar que isso revela outra preocupação. Há motoristas que não cumprem a carga de horário de descanso adequada e acumulam mais de um emprego. Há motoristas que alegam que tem abastecido fora dos credenciados por conta da distância mas o contrato é feito com a distância calculada", explicou.

O coronel acrescenta que os acidentes recentes envolvendo carros-pipa podem ter sido provocados também por conta da pressa que alguns motoristas tem em cumprir esse horário. "Eles tem uma carga de horário a cumprir e de entregas dessa água. Quando isso não acontece eles acabam circulando em altas velocidades e fatalmente provocando acidentes", pontuou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais