Cidadeverde.com

Hipertensão: Sintomas, tratamentos e causas

Imprimir

Muitas vezes ficamos doentes e nem percebemos. É importante realizar consultas continuamente para evitar alguns problemas. A Hipertensão é um deles, que pode atingir diversos grupos de pessoas. Aqui vamos falar tudo sobre está doença, dando dicas de como conviver com ela.

Diferentes tipos de Hipertensão

Quem acha que só existe um tipo de Hipertensão está enganado. Ela divide-se em Primária, Secundária e Sistólica Isolada. A Hipertensão Primária está presente na maioria das pessoas com a doença, atingindo entre 90 e 95% dos portadores, existe a possibilidade de ser causada por uma série de fatores, como raça, idade, sexo e níveis hormonais. A Hipertensão Secundária é uma pressão elevada com uma causa definitiva, essa doença atinge entre 5 e 10% dos portadores, ela pode ser controlada, e causada durante a gravidez ou por uso de medicamentos. Já a Hipertensão Sistólica Isolada atinge principalmente os idosos, a pressão fica normal apenas entre as batidas do coração, esse tipo causa ainda mais pressão na parede das artérias.

Hipertensão pulmonar

Ela ocorre quando a pressão das artérias pulmonares é maior do que o normal. Pode ocorrer devido a doenças pulmonares, por HIV, uso de drogas ou medicamento para diminuir o apetite. Ela pode ocorrer no pulmão ou nas veias que levam o sangue até ele. O portador terá cansaço, tosse persistente, dor no tórax, tontura, desmaio e batimentos anormais no coração. A única cura é feita através do transplante de pulmão.

O que é a Hipertensão?

A Hipertensão também é conhecida como pressão alta. É considerado hipertenso uma pessoa que possui a pressão sistematicamente maior do que 14 por 9. Existem diversas causas que propiciam o seu aparecimento, mas ocorre principalmente devido a obstrução dos vasos sanguíneos, que se contraem. Quando alguma passagem de sangue é trancada, a pressão no bombeamento do coração fica maior. A pressão alta requer muitos cuidados. Quem possui este problema pode levar uma vida saudável, desde que tenha controle na alimentação. A Hipertensão pode atingir qualquer pessoa, é fundamental tomar cuidado em todas as fases da vida.

Quem tem mais chance de ter pressão alta?

A Hipertensão pode atingir qualquer tipo de pessoa, não importa a idade e se é do sexo masculino ou feminino. A pressão alta atinge uma a cada quatro pessoas adultas. No Brasil, a Hipertensão atinge metade da população que já ultrapassou os 60 anos. 5% das crianças e dos adolescentes também possuem a doença. Ela é a principal causa de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de doença renal. Os maiores perigos podem ser evitados, desde que o hipertenso saiba da sua condição e mantenha um tratamento contínuo e adequado.

 

Fonte: A Terceira Idade

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais