Cidadeverde.com

Médicos paralisam atendimento eletivo do IAPEP e PLAMTA por 24 horas

Imprimir

Os médicos que atendem pelo IAPEP Saúde e pelo PLAMTA decidiram, em assembleia, paralisar hoje (13), por 24 horas, o atendimento eletivo por meio do plano. Ficarão suspensos os procedimentos agendados, consultas e exames, que precisarão ser remarcados. 

A categoria diz que a paralisação é de advertência contra o descumprimento de acordos pelo governo do estado. O IASP informou que os acordos serão cumpridos. 

Diretor do Sindicato dos Médicos do Piauí, o médico Valrian Feitosa destacou algumas das dificuldades vivenciadas pelos profissionais credenciados. 

"Decidimos em assembleia pela paralisação porque estamos com atraso de quase cinco meses nos pagamentos. Não entendemos o motivo, já que o usuário tem desconto em folha, não há inadimplência. Além disso há muita burocracia para a implantação de sistemas e atendimento em geral", declarou. 

O médico citou ainda a existência de glosas - o não pagamento de atendimentos, materiais e equipamentos usados. Além disso, disse que o governo tem aplicado um alto valor para implantação do sistema de biometria nas clínicas: R$ 1 mil. 

A presidente do IASPI, que gerencia os planos, Daniele Aita declarou que os usuários podem ficar tranquilos, porque o pagamento às clínicas será feito. Segundo ela, não há motivo para a paralisação. 

"No entendimento da equipe do IASPI, não há justificativa para essa paralisação. Sempre tivemos diálogo aberto com o Simepi, inclusive recebemos a diretoria há uma semana. Os usuários não precisam se preocupar, porque os pagamentos estão sendo feitos", afirmou. 

Segundo ela, em janeiro deste ano foram pagos os valores referentes a outubro e novembro de 2016. Neste mês, a presidente disse que está sendo repassado o valor de dezembro e, até o fim de março, também será pago o quantitativo referente a janeiro. 

Ao todo, 200 mil servidores e demais usuários fazem parte dos beneficiados. Os médicos afirmaram que aguardam um posicionamento do governo para decidirem se a paralisação poderá ser retomada. Inicialmente, ela ocorre apenas no dia de hoje.  

 

Maria Romero 
Com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais