Cidadeverde.com

Aegea garante que não haverá aumento na conta de água em Teresina

Imprimir


Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

O diretor de operações da Aegea Saneamento e Participações S/A, José João Fonseca, garantiu nesta quarta-feira (22) que a conta de água dos teresinenses não sofrerá aumento após início da gestão plena por parte da empresa. A Aegea foi vencedora do processo licitatório para a subconcessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina. Hoje, foi assinado contrato entre a empresa e o governo do Piauí. 

Segundo o diretor, o que vai garantir a manutenção do valor, apesar do aumento no investimento, é o uso de tecnologias que reduzirão custos.

Ele disse que a empresa já opera em Campo Grande (MS), cidade semelhante a Teresina, e conseguiu reduzir o desperdício de água de 56% para 19%. 

"Não vai haver aumento, porque hoje não há uma tecnologia que reduza custos. Se você não tem domínio completo das pressões com que distribui a água, ocorrem mais vazamentos, mais rompimento na rede. Então precisa utilizar mais material e tem funcionários trabalhando mais para reparar os erros. Além disso, presta um mau serviço", declarou. 

Ele explicou que a Aegea terá um centro de controle de operações que irá armazenar todas as informações do sistema de água e de esgoto na capital, como quantidade de água produzida, a qualidade, as pressões de distribuição e controle de motores e reservatórios. 

Falta d'água

José João declarou também que o serviço deve ser rapidamente melhorado e que uma das principais obrigações acordadas em contrato é a universalização do fornecimento de água em Teresina no menor tempo possível. 

"Um dos primeiros pedidos é levar água a 100% da população de Teresina. Fizemos muitos estudos para participar da licitação, conhecemos Teresina e temos certeza de que quando começarmos a funcionar, solucionaremos muito rapidamente o problema da falta de água", disse. 

Funcionários 

O diretor comentou ainda a polêmica envolvendo os funcionários da Agespisa, que temem uma demissão em massa. 

"Nós esperamos muito que grande parcela dos funcionarios da Agespisa hoje continuem conosco. Acredito que quando conhecerem nosso modelo de gestão, irão querer fazer parte. Iremos respeitar eles, a população e fazer um bom serviço, de qualidade. Temos interesse em continuar com os funcionários, porque é impossível chegar aqui com um ônibus cheio de colaboradores de fora e operar o sistema de Teresina. Precisamos dessas pessoas. Iremos trazer o investimento para que eles consigam fazer o que sabem fazer", garantiu.

Início

A empresa, no momento, participa da criação do Comitê de Gestão Compartilhada, que junto com técnicos da Agespisa farão o processo de transição na gestão dos serviços. A partir de agora, com a assinatura do contrato, A Aegea tem 180 dias - seis meses - para começar a funcionar. 

Para o diretor, será possível antecipar consideravelmente esse prazo, para que antes do fim dos seis meses a Aegea já comece a gerir o fornecimento de água e o tratamento de esgoto na capital. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais