Cidadeverde.com

Biblioteca conta com novos títulos e espaço aconchegante para leitores

Imprimir

Depois de reaberta ao público, após reforma, a Biblioteca Cromwell de Carvalho conta hoje com mais acessibilidade e conforto. Recebendo cerca de 100 pessoas por dia, a biblioteca estadual é um dos principais pontos de leitura da capital. O espaço reestruturado inclui salas de leitura, guarda-livros, estação digital, sala de referência, auditório e salas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais auditivas e visuais. Foram aproximadamente R$ 680 mil aplicados através do Tesouro Estadual por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Com horário de funcionamento de 7h às 19h, a biblioteca possui nas suas instalações sala de estudo, sala de informática com computadores novos e modernos, uma brinquedoteca voltada para o público infantil, vinilteca para aqueles que apreciam a característica sonora do disco de vinil, sala sobre o Piauí, onde ficam depositadas obras dos autores piauienses - espaço excelente para quem quer conhecer a história, geografia e literatura piauienses.

A estudante de Direito, Daniela Leite, 21 anos, utiliza o espaço da biblioteca para estudar matérias da faculdade e de concursos. "Já venho aqui há algum tempo e notei a diferença com a reforma. Aqui é mais fácil para mim, por causa da parada de ônibus que fica bem em frente. Já saio para aula", disse.

Já os estudantes de ensino médio, Andressa, Ana, Carlos e Leonásia, têm ido em grupo estudar depois da aula. "Estamos vindo com frequência aqui depois da aula, estamos no 3° ano, nos preparando para o Enem. Hoje escolhemos física para estudar e encontramos conteúdo disponível aqui na biblioteca", informou Carlos Eduardo, 16 anos.

Hoje todas as salas estão climatizadas, como forma de dar conforto aos usuários dos diversos espaços. A climatização também visa proteger o acervo das altas temperaturas e da umidade de nossa cidade. Segundo André Feitosa, Coordenador da Biblioteca. "O acervo encontra-se em processo de organização, por enquanto não estão fazendo empréstimos. Os livros serão lançados em sistema informatizado, processo que deve ser concluído nos próximos meses", informou.

Ainda segundo o coordenador, o acervo é composto de aproximadamente 20 mil livros, e sempre recebendo livros novos. Nos últimos quatro meses foram doados cerca de 300 novos títulos. "Possuímos ainda um rico acervo de multimeios, livros em braile, áudio-livros em fitas K7, e uma videoteca com diversos filmes e documentários".

Logo será instalado um café no espaço, mais um atrativo para a biblioteca. "Pretendemos ainda trazer eventos como palestras, cursos e exposições. Tornar um equipamento cultural espaço vivo e importante para a sociedade piauiense", garantiu o coordenador.

A reestruturação da Cromwell de Carvalho faz parte de uma série de obras da Secult no centro da capital. As intervenções vêm promovendo a revitalização dos prédios históricos de Teresina que pertencem ao Governo do estado.

A localização da biblioteca e sua proximidade com os pontos de ônibus do centro comercial a tornam acessível para leitores e pesquisadores de diferentes idades e níveis sociais. A Biblioteca Pública Estadual está situada no endereço: Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais