Cidadeverde.com

Moradores de bairros de Salvador relatam estrondo e suposto tremor

Imprimir

Moradores de vários bairros de Salvador relataram ter ouvido um forte estrondo seguido de susposto tremor por volta das 6h45 deste domingo (26). Órgãos de monitoramento sismológico consultados pelo G1 não registraram atividades sísmicas na capital baiana. A Defesa Civil de Salvador também não tem ocorrência relacionada ao fato.

Há relatos da mesma situação entre moradores da região de Brotas, Candeal, Tororó, Engenho Velho de Brotas, Acupe, Rio Vermelho, Matatu e Barra. A reportagem do G1 circulou pelos bairros na manhã deste domingo e ouviu uma série de depoimentos parecidos sobre o ocorrido.

"Ouvi um estrondo, pensei que tinha sido alguma coisa próxima ao Dique [do Tororó] ou da Fonte Nova", disse Ailton Souza, funcionário de um supermercado da região, que fica na Rua Frederico Costa próximo a Campinas de Brotas.

"Eu ouvi e pensei que alguma coisa muito pesada tinha caído no chão, uma janela, algo do tipo, mas quando fui ver não era nada. Foi um barulho bem forte de uma vez só", disse o estudante Jonathas Souza. Ele mora no Dique pequeno, na região do Dique do Tororó.

"Acordei assustado com o barulho, mas foi o estrondo mesmo. Nada quebrou ou rachou. Olhei na janela e não vi nada", disse o pedreiro Almir Ribeiro, que mora no Tororó, nas proximidades do Hospital Martagão Gesteira.

"Estava tomando café, quando ouvi um forte barulho. Achei que poderia ser algo caindo no prédio, mas a porta, janelas e móveis tremeram por alguns segundos, cerca de 20. Fiquei assustado e cheguei a olhar pela varanda e na porta se estava acontecendo algo com o prédio", relatou o jornalista Raphael Carneiro, que mora no Acupe de Brotas.

"Meu marido pensou que era um estouro de caixa de luz. Eu só ouvi a explosão", disse Mariete Silva que mora em Vila Matos, região próxima ao Rio Vermelho.

"Eu cheguei cedo para pescar quando ouvi o barulho, mas foi só uma coisa parecida com explosão mesmo", relatou o pescador João Carlos Nascimento, na Colônia do Rio Vermelho.

Moradores do Candeal também ouviram um forte estrondo, seguido de uma sensação de tremor rápido. Um morador da Barra contou que ainda dormia quando ouviu um barulho forte, mas não conseguiu reconhecer de onde vinha.

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Unb) não registrou eventos sísmicos na capital baiana ou área próxima que pudesse justificar os relatos de moradores. O mesmo ocorreu com o observatório especializado da Universidade de São Paulo (USP), que disponibiliza consultas de "eventos significativos" por meio de sua página na internet.

No boletim da Rede Sismográfica Brasileira (RSB), o último evento significativo registrado ocorreu na região de fronteira entre o Peru e o Brasil, neste domingo, com magnitude 4.1, o que segundo especialistas da Universidade de Brasília ouvidos pelo G1 não é capaz de ocasionar tremores na Bahia.

O G1 tentou contato com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), mas não conseguiu localizar nenhum responsável pelo órgão durante a manhã deste domingo.

 

Fonte: G1.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais