Cidadeverde.com
Geral

Papa Francisco anuncia novos santos da Igreja Católica no Brasil

Imprimir

O Brasil terá novos santos na Igreja Católica. O Papa Francisco confirmou a canonização, ainda esse ano, dos mártires de Cunhaú e Uruaçú. Os futuros santos foram vítimas de dois massacres na época da invasão holandesa no Rio Grande do Norte.

O folclorista Câmara Cascudo uma vez disse: Cunhaú é o santuário de Rio Grande do Norte. A comunidade fica a 80 quilômetros de Natal, sede do primeiro engenho do Estado. Lá também foi construída uma das primeiras capelas, a de Nossa Senhora das Candeias, em 1604.

Foi nessa capela que, em 1645 aconteceu o massacre de Cunhaú. A história conta que havia no local cerca de 60 pessoas e todas foram mortas por ordens holandesas.

"Perguntaram aos fiéis se eles queriam ou não aceitar a fé calvinista. Eles não aceitaram a proposta dos holandeses e preferiram morrer pela fé católica", conta o padre José Neto.

Quase três meses após o primeiro massacre, os holandeses resolveram fazer outro massacre, dessa vez em Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante. "Ninguém se entregou. Ou resistiram ou se deram por completo à causa do evangelho e da igreja", relata Antônio Murilo de Paiva, capelão dos Mártires de Uruaçu. 

Um santuário foi construído no local para lembrar o massacre. Em 2006, o dia 3 de outubro virou feriado estadual e, desde então, centenas de fiéis comparecem ao santuário prestar homenagens. A partir de agora, tanto Cunhaú quanto Uruaçu devem receber ainda mais visitantes.

O Papa Francisco anunciou que vai canonizar, tornar santos, os mártires dos dois massacres, o que pode acontecer ainda nesse ano. 

Fonte: G1

Imprimir