Cidadeverde.com

Secretário admite que situação de centros socioeducativos é precária

Imprimir

O secretário de Assistência Social e Cidadania do Piauí, José Santana, admitiu nesta quinta-feira (30) que as estruturas dos centros socioeducativos da capital são precárias. Uma inspeção do Ministério Público, por exemplo, constatou que 90% deles estão em situação sanitária deplorável. Outra constatação é que devido à deficiência, 80% dos adolescentes no abrigo de semiaberto fogem e não retornam ao centro. 

“Estamos há poucos dias à frente da Sasc e temos buscado nos inteirar de toda a realidade que ali se encontra. Esse histórico de fugas é acumulado. As estruturas são precárias e algumas providências já estão sendo tomadas no sentido de alguns reparos, algumas reformas, mas são muitas coisas de fato que precisam ser feitas”, disse o gestor em entrevista à TV Cidade Verde.

No total, quatro unidades foram vistoriadas, sendo o Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), Centro Educacional Feminino (CEF), o Centro Educacional Masculino e o Projeto Semiliberdade, todos em Teresina. O secretário afirmou que há uma necessidade de reestruturação da rede em Teresina e descarta, no primeiro momento, a ampliação dos centros pelo interior.

“Ampliar é uma necessidade real em função de  que até para uma ressocialização desses infratores é melhor, estando mais próximo das famílias. Estando perto seria mais fácil. Mas a princípio precisamos reestruturar a rede que temos em Teresina e no segundo momento uma ampliação”, disse.

O relatório da inspeção será encaminhado ao governo do Estado. 

Com informações da  TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Sasc