Cidadeverde.com

'O Pranto de Maria Parda' estreia no 4 de Setembro nesta terça (4)

Imprimir

Nesta terça- feira (4), às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, o projeto 'Terças da Casa'  a apresenta o espetáculo "O Pranto de Maria Parda".

A peça é um espetáculo solo, em que o ator Jesus Viana traz ao tempo contemporâneo as falas e vozes das cidades lusitanas, em Gil Vicente, século XVI.

A trama aborda as memórias dramáticas às diligências sociais gilvicentianas ao teatro de costumes e ganha essa novidade em Jesus Viana, dirigido por Rosa Costa, que estreia como diretora de cena e ator.

Vidas enredadas ao século XVI e carpintadas ao teatro português, por pioneiro e mestre à posteridade, "Pranto de Maria Parda", do autor, diretor, ator, Gil Vicente, define-se para o que gera conflito e abre comunicativos de expressão social e denúncia de uma gleba, estrato das franjas das periferias que compunham o eixo social recortado por Vicente.

Um texto. Um ator. Uma personagem! Maria Parda. Persona/sociedade, sintetiza população excluída do século XVI em terras portuguesas. Uma mulher apreciadora das solidões, dos vinhos, das cachaças, dos guetos, mas principalmente dos sarcasmos.

"Eu sou eu, Maria Parda! Venha beber comigo", declara a voz da personagem emergida na fala do ator Jesus Viana, com esse folheto de discurso político, através de uma Maria das terras de Portugal.

O Projeto Terças da Casa é uma iniciativa da coordenação do Complexo Cultural, recebe apoio realizador do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí.

O Terças da Casa se amplia a três edições de linguagem. O Terça Teatro, Terça Dança e Terça Música Três em Um. Uma vez, por mês, cada uma dessas linguagens tem um dia para realizar seu projeto artístico, ocupar o Theatro 4 de Setembro.

Serviço:

Terças da Casa - Terça Teatro
"O Pranto de Maria Parda"
com Jesus Viana
Acesso: R$ 10,00 (meia)/R$ 20,00 (inteira)
Informações: 3222 7100


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais