Cidadeverde.com

Água dos rios Poti e Parnaíba será monitorada por voluntários

Imprimir

Créditos: Renato Bezerra

A qualidade da água dos rios Poti e Parnaíba será monitorada por grupos voluntários.  A iniciativa é da Fundação SOS Mata Atlântica, que estará em Teresina a partir desta quinta (6) até sábado (08) para apresentar o “Observando os Rios”. Esse projeto incentiva a população a formar equipes voluntárias de monitoramento da qualidade da água dos rios de suas cidades por meio de kits especiais. 

A apresentação do projeto acontece no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho, na Praça Pedro II. Os participantes conhecerão a metodologia e serão convidados a fazer parte do projeto, formando os grupos para realizar o trabalho durante os próximos meses.

Na segunda etapa, que será realizada em maio, esses voluntários passarão por uma capacitação, onde serão entregues os kits para dar início ao trabalho de coleta e análise mensal da água dos nossos rios.
 
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam). Para o secretário da Semam, Olavo Braz, esse projeto faz com que a  população se sensibilize e se envolva no cuidado com a água. 
 
Já a especialista em recursos hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, ressalta a importância da participação da sociedade nesta iniciativa, que permite intensificar e ampliar o trabalho realizado pela ONG no resgate dos rios, córregos e nascentes do país. 

“A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, destaca.
 
Os interessados em participar da palestra devem se cadastrar através do link https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/apresentacao-do-projeto-observando-os-rios/. Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.sosma.org.br/
 
PROGRAMAÇÃO

*DATA: 06/04 (quinta-feira) – das 18h às 21h
Local: CENTRAL DE ARTESANATO – Auditório Mestre Expedito (Praça Pedro II, Centro).

*DATA: 07/04 (sexta-feira) – das 10h às 13h
Local: UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 (Planalto Uruguai).

*DATA: 08/04 (sábado) – das 10h às 13h
Local: CENTRAL DE ARTESANATO – Auditório Mestre Expedito (Praça Pedro II, Centro).

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais