Cidadeverde.com

Exposição "Trabalhadores" alerta para riscos em ambientes de trabalho

Imprimir

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. No Piauí, nos últimos cinco anos, foram registrados uma média de 4.400 acidentes de trabalho anualmente e em 2016 11 trabalhadores morreram vítimas de acidentes no ambiente laboral.

Para alertar a importância de medidas preventivas para evitar doenças e promover a segurança no ambiente de trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando uma exposição fotográfica chamada de “Trabalhadores” que reúne 25 imagens sobre a realidade da classe trabalhadora no Brasil. A exposição foi aberta nesta sexta-feira (07), nas dependências da sede do Ministério Público do Trabalho no Piauí.

A mostra faz parte da Campanha Abril Verde - mês em memória das vítimas de acidentes de trabalho.

A exposição apresenta as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. 

As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT. A mostra será exibida simultaneamente nas 24 Procuradorias Regionais do Trabalho.

Abril Verde 

O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07/04) e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/04). Durante todo o mês, as entidades ligadas aos direitos dos trabalhadores estarão atuando para dar visibilidade à necessidade de adotar-se uma efetiva cultura preventiva para reduzir os acidentes e adoecimentos decorrentes do trabalho. A Prefeitura de Teresina aderiu à campanha. Atendendo a um pedido do MPT, vai iluminar a Ponte Estaiada de Teresina, de 26 a 30 de abril, com a luz verde.  

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais