Cidadeverde.com

Em emergência ambiental, Piauí receberá brigadistas para combater incêndios

Imprimir

A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Suely Araujo, autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), a contratar brigadistas federais em regime temporário para o Piauí. O estado é um dos 18 que está em emergência ambiental, mesmo com algumas regiões ainda registrando chuvas.

Serão beneficiados os municípios de Curimatá, Alvorada do Gurguéia e Uruçuí. Cada cidade deverá contar com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefe de esquadrão e dez brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

O Prevfogo foi autorizado a contratar ainda dois brigadistas para dar apoio à coordenação estadual do Piauí.

As áreas escolhidas no Estado são consideradas críticas pelo Prevfogo. A avaliação envolve critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo INPE, no período de 2011 a 2016, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e cobertura de remanescentes florestais.

Estão em estado de emergência ambiental além do Piauí, o Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Centro Especializado Prevfogo ficará responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas.

2016

No ano passado várias cidades do Piauí sofreram com incêndios. O governo chegou a declarar situação de emergência nos municípios de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e Teresina. Na capital, aeronaves foram usadas para conter o fogo em diversas regiões.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde,com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais