Cidadeverde.com

Projeto da Codevasf vai recuperar nascentes de rio em Pedro II

Imprimir

A recuperação de nascentes degradadas da Bacia do Parnaíba é o alvo de um projeto piloto que está sendo desenvolvido no município de Pedro II, que fica à 206 km de Teresina na região centro-norte do Piauí, numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

As três nascentes que receberão as ações do projeto são as de Brejo de Cima, Caranguejo e Pirapora. “O plano consiste na proteção do entorno das nascentes – ou seja, cercar, recuperar áreas possivelmente existentes de encostas degradadas, restringir acesso de animais e melhorar as condições físicas daquelas nascentes”, revela o gerente regional de Revitalização da Codevasf no Piauí, Ocelo Rocha.

Estudos realizados pelo IFPI apontaram várias degradações nas nascentes, provocadas por ação humana. Os levantamentos e diagnósticos realizados pelo Instituto auxiliaram os técnicos da Codevasf no reconhecimento das áreas degradadas.

“O plano prevê uma série de ações de preservação de nascentes, além da utilização sustentável da água que elas geram”, observa a chefe da Unidade de Meio Ambiente da superintendência regional da Codevasf, Talita Salomão.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda, uma das vertentes do plano é a inclusão da sociedade local, de modo a que tenha participação ativa e possa contribuir, por exemplo, com o monitoramento da qualidade da água das nascentes, o cercamento das áreas e a recuperação da mata ciliar.

Além dos representantes da Codevasf, participaram da visita técnica às áreas das nascentes o chefe da unidade socioambiental da Codevasf no Piauí, Mário Augusto Mendes Guimarães, o reitor do IFPI Paulo Henrique Gomes e a pró-reitora de extensão, Divamélha de Oliveira.

 

Da Redação
@[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais