Cidadeverde.com

Jornalista lança livro 'Capelinha de palha' e faz homenagem a mãe

Imprimir

É um relato de quem viu, ouviu e vivenciou os fatos. As palavras são do próprio autor ao explicar sobre o livro “A história da capelinha de Palha” do jornalista Pedro Alcântara. 

O livro resgata a memória do bairro e da igreja construída pela comunidade. Tudo começou em 1950, quando o casal Daniel Teodoro e Maria de Lourdes, pais do jornalista, se mudou de Floriano para Teresina. Com devoção de Nossa Senhora das Graças e ajuda dos moradores eles conseguiram construir uma capelinha com paredes de taipa. O templo virou símbolo de fé e amor.

Pedro Alcântara – que tem mais de 30 anos no jornalismo – diz que o livro é uma homenagem à mãe. “Me sinto realizado com esse livro”, garante.

O lançamento acontece hoje (21), a partir das 19h, nas comemorações dos 50 anos da capelinha. A matriz foi instituída por decreto de Dom Avelar em 21 de abril de 1967. O livro faz parte das festividades do jubileu de ouro. 

Às 5h, houve uma queima de fogos durante alvorada na porta da igreja. A partir das 7h acontece uma oração de mil ave maria que vai terminar ao meio dia, em louvor a Nossa Senhora das Graças. Quem comparecer as festividades vai ganhar um terço de presente. 17h haverá a missa celebrada pelos padres Tony Batista e Miranda, que é o pároco da região. 

“Eu conto a história da capelinha que era primeiro um arraial em 1950. Meu pai fez quatro parede de taipa e cobriu de palha. Para a produção do livro me vali do que minha mãe me contou, de alguns escritos que meus pais deixaram e de história de moradores mais velhos. Tem gente com 103 anos de idade, seu Toinho, o primeiro ministro da eucaristia e também pesquisei no livro tombo”, revelou Pedro.

O livro traz fotografias antigas, fatos marcantes e depoimentos de moradores do bairro.

Seu Toinho aos 103 anos foi ministro da Eucaristia e moradoras do bairro

A história da Capelinha de Palha começou à sombra de um piquizeiro

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais