Cidadeverde.com

Candidato do PT em Recife é cassado pela Justiça

Imprimir
O juiz da 8ª Zona Eleitoral do Recife, Nilson Guerra Nery, determinou a cassação do registro do candidato do PT à Prefeitura de Recife, João da Costa. De acordo com a decisão, o petista teria sido beneficiado pelo suposto uso da máquina pública. Pela decisão, João da Costa fica inelegível por três anos. Ele ainda pode recorrer da decisão no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Procurada pela reportagem, a campanha de Costa disse que irá se manifestar mais tarde sobre o caso.



De acordo com a última pesquisa Datafolha, João da Costa (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de Recife com 48% das intenções de voto. Em segundo lugar está Mendonça (DEM), com 24% das preferências. Tecnicamente empatados na terceira posição estão Raul (PMDB) e e Cadoca (PSC). O peemedebista tem 9% e Cadoca, 8%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha ouviu 832 eleitores de Recife entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco sob o número 052/2008.

Investigação
Em agosto, a Polícia Federal realizou um mandado de busca e apreensão na sede da Secretaria de Educação de Recife após denúncia de uso da máquina pública em favor da campanha do candidato.

De acordo com o MP-PE (Ministério Público de Pernambuco), servidores da pasta estariam sendo pressionados a fazer campanha para o candidato petista. As denúncias surgiram após o MP-PE ter ingressado com ação por improbidade administrativa, em julho, contra o prefeito e o candidato petistas.

Na ação, foi questionado o gasto de R$ 110 mil para divulgação impressa do Orçamento Participativo --pasta em que João da Costa foi secretário--, além de cooptação de servidores para a campanha.

Na época, a Prefeitura de Recife divulgou uma nota em que negando caso e informando que colaborava com a investigação. "A prefeitura não compactua nem autoriza o servidor público, de qualquer nível hierárquico, a utilizar a máquina administrativa para uso pessoal e/ou eleitoral", dizia a nota.

Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: