Cidadeverde.com

4 remédios naturais para combater a rinite

Imprimir

1. O alcaçuz (ou regaliz)
O alcaçuz (glycyrrhiza glabra) é um arbusto muito usado na medicina tradicional chinesa e em outras culturas por suas propriedades anti-inflamatórias. Seu efeito é tão forte que o mesmo já foi considero uma cortisona natural. A raiz de alcaçuz é totalmente indicada para o tratamento natural de alergias, graças à uma série de princípios com atividade anti-inflamatória similar a dos glicocorticoides. Além de desinflamar, também combate à tosse e ajuda a expectorar. Pode ser tomado como infusão, extrato, pastilhas ou mesmo chupando a raiz para extrair seu sumo. Atenção: hipertensos e pacientes que já estiverem fazendo uso de alguma medicação deverão consultar seu médico antes de utilizar este medicamento natural.

2. A urtiga

A urtiga é uma planta medicinal altamente depurativa e que ajuda a bloquear os efeitos da histamina em pessoas alérgicas principalmente ao pólen. Além disso, ajuda a evacuar e a refrear produção de mucosidade e ataques de tosse produzidos, principalmente, pela alergia ao pólen e pela reação a outros alergênicos. Também pode ser consumida em infusão ou como extrato, além da opção de prepará-la em sopas. Não se esqueça de utilizar sempre uma luva para a manipulação desta planta!

3. O mel e o pólen

O mel contém pólen em pequenas quantidades, por isso, ao consumi-lo, o organismo acaba ficando exposto a doses reduzidas deste alergênico, o que faz com que se acostume a ele e, por consequência, reduz a reação alérgica em temporadas em que haja muito pólen no ambiente. Além disso, você pode experimentar consumir o pólen de abelha aos poucos, tomando um grânulo no primeiro dia, adicionado mais um a cada dia, até chegar a uma medida semelhantes à de uma colherzinha de chá. Se você notar qualquer tipo de reação, pare de consumir imediatamente.

4. O chá verde
O chá verde tem numerosas propriedades para a saúde e baixo teor de teína, por isso pode ser consumido habitualmente. Em casos de rinite alérgica, o chá verde contém um composto que impede a produção de histamina, diminuindo e aliviando a reação e os sintomas da alergia. Consuma duas ou três xícaras diárias deste chá. Você também pode optar pelo extrato ou por comprimidos de chá verde.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais