Cidadeverde.com

5 alimentos que não devem ser requentados

Imprimir

O costume de requentar alimentos é bem comum na nossa cultura. Afinal, quem tem tempo e disposição para cozinhar todos os dias? Mas é importante ressaltar que existem alguns tipos de alimentos que podem causar problemas a nossa saúde. O Minha Vida conversou com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ana Paula Gonçalves, e ela disse quais alimentos devemos evitar esquentar depois de prontos. Vale lembrar que isso não significa que esses alimentos precisem ser jogados fora. Uma boa forma de de consumi-los é reaproveitá-los como ingredientes em outras receitas.


Carnes e frangos:

Reaquecer frango no micro-ondas não é boa ideia porque contém mais proteínas que carnes vermelhas. Quando são reaquecidas, as proteínas são decompostas de uma forma diferente e isso pode provocar dores de estômago.

Cogumelos:

Esses alimentos podem estragar com facilidade caso não sejam guardados corretamente. Se voltar a aquecê-los, pode ficar com dores de estômago ou até ficar doente.

Espinafre:

O European Food Information Council desaconselha as pessoas a voltarem a aquecer os espinafres. Isto porque tanto os espinafres têm elevados níveis de nitrato. O problema surge quando os nitratos são convertidos em nitritos e estes, por sua vez, em nitrosaminas.Isto pode afetar a capacidade da corrente sanguínea de transportar oxigênio. A situação complica-se no caso das crianças, uma vez que pode provocar problemas no coração dos bebês. Como evitar o desperdício: O espinafre cozido que sobrou pode ser usado para fazer um delicioso patê de espinafre.

Agrião

O agrião é um vegetal que ajuda na redução da pressão arterial. Mas quando é requentado, por conter elevados níveis de nitrato pode afetar a capacidade de transporte de oxigênio pela corrente sanguínea. Por isso, o ideal é consumí-lo in natura.

Nabo

Esse é um dos ingredientes mais comuns de sopas e carnes. Mas por conter alta concentração de nitratos também não é aconselhável que seja aquecido novamente depois de pronto.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais