Cidadeverde.com

6 dicas naturais de combater as rugas

Imprimir

1. Evite o sol
O sol é comprovadamente a causa número 1 do aparecimento de rugas, superando inclusive a genética. Os raios ultravioleta quebram o colágeno e a elastina presentes na pele, acelerando o seu processo de envelhecimento. As rugas costumam aparecer primeiramente no rosto, pescoço e nas costas das mãos, já que estas são as regiões do corpo mais expostas ao sol ao longo da vida. Evitar a exposição desnecessária ao sol é, portanto, a dica mais eficaz para prevenir as rugas.

2. Use protetor solar
Nas situações em que a pele estiver exposta ao sol, não esqueça nunca de colocar protetor solar. Lembre-se de que o protetor solar deve ser usado diariamente, e não somente quando estamos no sol. Mesmo que o tempo esteja nublado, aproximadamente 80% dos raios ultravioleta ainda conseguem atingir a pele, por isso nunca é tarde para começar a usar protetor todos os dias.

3. Não fume
Estudos mostram que a pele de fumantes envelhece mais rapidamente do que a de não fumantes. A pele de quem fuma tende a ser mais fina e conter mais sulcos e linhas profundas, principalmente na região ao redor dos lábios. Fumar quebra o colágeno presente na pele, reduzindo a firmeza e causando o aparecimento de rugas. A fumaça ainda deixa a pele pálida e com uma textura semelhante ao couro.

4. Durma bem
Quando não dormimos o suficiente, o corpo produz quantidades excessivas de cortisol, o hormônio do estresse. Ele quebra as células da pele, resultando em uma aparência mais seca e envelhecida. É durante o sono que o corpo produz GH, o hormônio do crescimento. Ele promove o crescimento e a reprodução celular, incluindo neste processo as células da pele e ajudando a manter um aspecto mais firme e liso.

5. Hidrate-se
Ter uma pele bonita é um processo que se inicia dentro do corpo. É importante beber 8 copos de água por dia para manter o organismo, e consequentemente a pele, sempre hidratados. Não deixe para beber água somente quando sentir sede, já que esta sensação nada mais é o corpo nos avisando que está desidratado.

6. Confie nos antioxidantes
Os antioxidantes combatem os radicais livres, moléculas que se originam a partir da exposição à poluição e toxinas. Eles danificam o DNA e as células da pele, sendo os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. Para ter uma pele jovem e saudável, mantenha uma dieta rica em antioxidantes, investindo em frutas, vegetais como a couve e o espinafre, nozes e castanhas.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais