Cidadeverde.com

Governo do Piauí, MP, e TJ desativam serviços após mega ataque hacker

Imprimir

O ciberataque em larga escala que atingiu 74 países afetou o funcionamento de instituições no Piauí. O Ministério Público do Estado (MPE), por exemplo, chegou a retirar seu site do ar por precaução. O órgão não informou se algum computador da instituição foi infectado.

Já o Tribunal de Justiça do Piauí disse que também desligou seus sistemas por precaução. O setor de informática do TJ afirmou que até às 18h30 desta sexta-feira (12) a rede não tinha sofrido nenhuma alteração e que o desligamento era para evitar qualquer ataque. O técnico informou ao Cidadeverde.com que a previsão é que o sistema retornará ao normal a partir de segunda-feira.

No sábado e domingo a rede estará desligada e deverá afetar somente as audiências de Custódia. A Microsoft distribuiu uma versão para atualização da rede. O TJ de São Paulo e do Maranhão também adotaram a mesma postura do Piauí.

“Tendo em vista as recentes ameaças de ransomware que causaram inúmeras indisponibilidades no meio digital no dia de hoje, 12/05/2017, e considerando ainda que tal evento oferece riscos às maquinas Windows do parque do TJPI, o Secretário de TIC determinou que fossem desabilitadas as interfaces ethernet das Máquinas Virtuais que utilizam a plataforma Windows como forma de evitar problemas maiores até que se tenha uma solução confiável”, disse o tribunal em um comunicado.

De acordo com o TJ, estão fora do ar os serviços Themis, Correição, Portal do Advogado, Consulta Pública do Themis e SEI. Todos por tempo indeterminado, enquanto as correções estão sendo aplicadas.

O governo do Estado também adotou medidas de precaução. A Agência de Tecnologia da Informação, em nota divulgada nas redes sociais, disse que bloqueou todo o acesso externo e interno à internet. 

“Tal medida evita que os servidores do datacenter do Estado e os computadores institucionais dos órgãos sejam afetados pelos ataques”, afirma a ATI.

Segundo o órgão, mesmo com o bloqueio de acesso à internet, os computadores que estiverem dentro da rede de dados do Estado conseguem acessar os sistemas estaduais sem prejuízos.

“Logo que confirmarmos seguramente o fim dos ataques hackers estaremos normalizando o serviço de Internet para os órgãos do Estado do Piauí”, assegura a ATI.

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com o INSS no Piauí, mas em comunicado nacional, o órgão disse que suspendeu o atendimento em todo o país na sexta-feira e orientou os Estados a desconectarem da rede todos os microcomputadores. Os procedimentos que estavam marcados para ontem serão reagendados.

Software malicioso 

Segundo uma nota da empresa russa Kaspersky, que produz softwares de segurança cibernética, o ataque indiscriminado ocorreu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft.

A empresa divulgou um comunicado no qual diz que identificou o rootkit (tipo de software malicioso, programado para se ocultar no sistema sem ser encontrado pelo usuário ou por antivírus) utilizado para efetuar o ciberataque. O rootkit é: (MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

Hérlon Moraes e Yala Sena
Com informações da Agência Brasil
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ciberataque