Cidadeverde.com

7 dicas para evitar o ressecamento dos cabelos

Imprimir

É claro que algum nível de ressecamento é normal. Quando os cabelos ficam ressecados demais, não só a aparência fica feia, mas os fios tendem a sofrer danos progressivos, que podem ser de difícil recuperação. Muitos são os motivos para cabelos ressecados. E, após ressecados, a recuperação pode ser lenta e complicada. Como diz o ditado “melhor prevenir que remediar”! Sem falar que a falta de tempo do dia a dia faz com que todos deixem passar alguns cuidados básicos que poderia evitar cabelos ressecados.1

1 - Corte de cabelo

Remover as pontas do cabelo é fundamental para recupera-lo. E, dependendo do grau de deterioração, só cortar as pontas pode ser insuficiente. Será preciso um corte, retirar bem o comprimento dos fios. Isso ocorre especialmente por agressão de procedimentos químicos nos fios e/ou pelo uso de “ferro quente”, como chapinha, babyliss, secador e afins. Cortar contribui para a capacidade do cabelo de voltar à textura natural.

2 - Recupere de dentro pra fora
Alimentação equilibrada e saudável é importante para quase tudo, até para os cabelos. Os cabelos podem ficar mais quebradiços, com tendência para o ressecamento se a pessoa se alimentar mal. Invista em frutas, verduras, legumes e gorduras saudáveis. Essa é uma das principais dicas para re

3 - Cabelos naturais já!
Deixe os fios secarem naturalmente mais vezes! Deixe de lado o secador, os “ferros” (chapinha, babyliss, triondas e afins). Quem está muito acostumado a usar esses recursos pode achar estranho, mas, com o passar do tempo, verá que será possível descobrir novas possibilidades do próprio cabelo. Viva a naturalidade!

4 - Hidrate os fios frequentemente!
Condicionador, cremes para hidratação, leave-in, óleo reparador de pontas. Vale até aquela famosa hidratação caseira com azeite! O condicionamento ajuda a repor os óleos naturais dos fios. Épocas de verão, use cremes para pentear (ou leave-in) com FPS (fator de proteção solar). Cabeleireiros indicam também passar um produto de proteção antes de entrar na piscina para criar uma proteção nos fios contra o cloro. O segredo é condicionar sempre! Mesmo com a correria cotidiana, de vez em quando, faça aquele famoso “banho de creme“, mesmo que seja em casa! Uma dica caseira é esquentar o óleo de azeite no microondas (10-20, segundos, depende de cada eletrodoméstico) e passar diretamente nos fios, massageando. Muitas pessoas fazem isso também com o famoso Moroccanoil.

5 - Evite xampu antirresíduos
Esse tipo de produto promete realizar uma limpeza profunda nos fios. Muita gente usa com o intuito de tirar o excesso de oleosidade dos fios. Esse tipo de produto deve ser usado ocasionalmente e/ou antes de algum tratamento específico. Não é para ser usado indiscriminadamente. As escamas do cabelo são abertas, ficam mais vulneráveis e a hidratação fica mais difícil de penetrar. De vez em quando pode ser bom para tirar resíduos de produtos, especialmente para quem usa muitos (gel, mousse), mas sempre não faz bem aos fios.

6 - Cuidado com os produtos de “styling”
O grande problema é quando se usa excessivamente esse tipo de produto e não hidrata os fios com frequência. É claro que os produtos oferecidos no mercado de beleza estão cada vez melhores! Mas, é preciso usa-los com parcimônia. Mousse, gel, sprays de laquê…

7 - “Química” no cabelo, hidratação já!
Tintura, mechas, luzes, relaxamento, alisamento, escova progressiva… São tratamentos químicos que tiram a oleosidade natural dos fios. Quem opta por fazer “química” nos fios, não pode evitar a hidratação. É preciso ter rotina de hidratação dos fios. Além disso, é preciso investir em bons produtos, se for preciso, produtos profissionais de hidratação. E, se for o caso, mais idas ao cabeleireiro para hidratações específicas. Muitas pessoas fazem “química” nos cabelos, mas não querem ter o compromisso de hidratar. Em seguida, associam o cabelo danificado ao procedimento químico. Na verdade, tratamentos químicos precisam sempre estar associados com hidratação frequente! Não existe milagre!

 

Fonte: Mulher Digital

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais