Cidadeverde.com

Dissidências geram crise em administração de executiva estadual do PSC

Imprimir

O presidente do PSC no Piauí, vereador Tiago Vasconcelos, afirmou que o partido está se organizando e montando a nova sede em Teresina. Ele conta que já está no cargo desde o dia 18 de fevereiro, mas que só em junho será apresentado formalmente como novo presidente, assim como toda a nova chapa da executiva, no 1º Encontro Estadual do PSC. 

“Em Teresina, o PSC terá uma nova executiva, com novo presidente, que será apresentado no próximo mês, quando faremos o 1° Encontro estadual do PSC, sob nossa gestão, convocando nossos 20 vereadores, dois vice-prefeitos, e filiados dos 60 municípios que temos no presente. Na oportunidade, realizaremos novas filiações tanto de Teresina, como do interior, principalmente em municípios que ainda não temos o PSC”, destacou o presidente.  

Tiago Vasconcelos informou ao Cidadeverde.com nesta terça-feira (23) que está sendo montada a nova sede do PSC, no bairro de Fátima, onde serão realizadas as reuniões da executiva estadual uma vez por semana.                                              

Além disso, ele contou que depois desse encontro, começará a fazer incursões pelo interior para criar novos diretórios, levando as bandeiras do partido. “Queremos fomentar candidaturas populares para deputado estadual e federal, em todas as regiões do estado através do partido”.                        

Segundo o presidente, a meta no primeiro momento é fazer conhecido o conteúdo programático do partido. Para o ano que vem, a meta é buscar representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, com a eleição de dois estaduais e um federal.

Por outro lado, o presidente do PSC em Teresina, Gustavo Henrique, afirmou ao Cidadeverde.com que o partido está “totalmente estagnado” e que o novo presidente estadual tem sido “inoperante” a frente do cargo.

 

Segundo Gustavo Henrique, Tiago Vasconcelos não está trabalhando para administrar e organizar o partido. Além disso, o presidente municipal diz que há um distanciamento entre a direação da executiva estadual e os membros do PSC, sobretudo no interior do Estado.

“Tiago não está entrando no partido como líder. Eu tenho liderança no partido. Agora eu nunca aspirei ser presidente, tanto é que comecei as tratativas com Tiago de permanecer no cargo de secretário geral, e tivemos uma conversa uma vez na sede do partido em novembro, onde eu mostrei os problemas, porque o partido aqui no Piauí é ajudado pela nacional apenas na manutenção do aluguel da sede”, disse o presidente municipal. 

Ainda segundo Gustavo, houveram várias tentativas de diálogos com Tiago Vasconcelos, para que fossem feitos encaminhamentos em relação a organização da sigla no estado. Isso porque ele disse que é secretário geral do diretório estadual e que sua intenção é lutar pela estruturação do partido, desse modo, continuando a desempenhar o papel de intermediador com lideranças do interior que vem desempenhando desde 2012, e partir de 2014, como presidente municipal. 

“Depois da minha primeira conversa com ele (Tiago), para dar um rumo administrativo no partido, eu percebi que não adiantou que e ele ficou estacionado, completamente parado. Em janeiro fui mais incisivo e começamos a provocar ele, questionar se ele ia sair do PRB ou não. Em janeiro disse que tinha se desfilado e constatamos que ainda não tinha. Depois de uns dias, já no início de fevereiro foi concretizada a desfiliação dele do PRB e eu chamando ele para conversar. Eu apresentei nomes na composição da executiva estadual, incluindo o meu, naturalmente. [...] Tiago é um cara meio que inoperante [...]”, ressaltou Gustavo Henrique.

Sobre as afirmações, Tiago Vasconcelos se defendeu dizendo que está filiado ao PSC com ficha abonada pelos membros da executiva municipal como presidente desde o dia 18 de fevereiro. “Se você olhar no site do TRE, você pode constatar que já estou como presidente”, garantiu.

Segundo Tiago, os desentendimentos com Gustavo Henrique estão se dando porque ele foi destituído do cargo de secretário geral da executiva estadual e tem tentado "atrapalhar" a nova gestão. “Ele está atrapalhando o andamento dos trabalhos porque foi retirado do diretório estadual. Ele não me entregou nenhum documento e nem entregou as chaves do diretório estadual. Desde que eu assumi, ele não entregou nenhum telefone de lideranças do interior, porque ele tem esses contatos, Por causa disso, ele está deixando parecer que eu não tenho nenhum interesse na direção da sigla”, afirmou Tiago Vasconcelos.

 

Reunião da executiva municipal

Gustavo informou que será realizado um encontro neste sábado, no auditório da ADUFPI, a partir das 8h em que foram convidados membros do diretórios municipal e estadual para discutir o “problema” da executiva estadual. “Eu convoquei uma reunião, onde vamos despir esse problema. Como o diretório regional do Piauí é uma comissão provisória, é uma prerrogativa da nacional substitui-la a qualquer tempo, mas existem trâmites que deveriam ser respeitados, essa que é a verdade. Então a nossa tentativa a todo custo é fazer uma composição, porque o regime é presidencialista, mas não é ditatorial. Então nosso estatuto tem que respeitar as instâncias", disse o presidente municipal. 

De acordo com Gustavo, o fato de ele ser presidente municipal de Teresina não quer dizer que tenha que estar subjulgado a executiva estadual. "Ele (Tiago) tem que me respeitar como tenho que respeitar ele, não pode haver interferências nas minhas atividades aqui em Teresina e eu não posso interferir na dele, então ele tem que aprender a respeitar as instâncias. Estamos precisando de um líder no partido, que agregue, que tenha preocupação quanto a construção de uma chapa para deputados estaduais e federais, que até agora não foi apresentado, e qeuro que sejam respeitadas as instâncias partidárias, ou seja, que ele cuide da vida dele na estadual e que eu cuide na municipal", disse ainda sobre os motivos de ter convocado a reunião.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais