Cidadeverde.com

Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada

Imprimir

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A imunização teve início em 17 de abril. A meta em Teresina é vacinar 157.542 pessoas, até o momento foram vacinados 111.742 teresinenses, um total de 70,9 % de cobertura vacinal.

“As pessoas tem mais duas semanas para irem às salas de vacina que estão espalhadas em todas as unidades de saúde da capital”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, as contraindicações são apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Até o momento, em Teresina, 45.257 idosos, 733 puérperas, 4.803 gestantes, 13.987 trabalhadores de saúde, 29.694 crianças, 10.605 pessoas com comorbidades, 6.328 professores, 215 pessoas privadas de liberdade e 120 funcionários do sistema prisional foram vacinados contra gripe.

Público-alvo

Gestantes, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores devem se vacinar.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais