Cidadeverde.com

Penitenciária Feminina de Teresina recebe Mostra de Cinema

Imprimir

A Penitenciária Feminina de Teresina, recebeu, nesta sexta-feira (26), a 11ª Edição do Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Cidadania, em todas as capitais brasileiras.

Cerca de cinquenta reeducandas assistiram a dois curtas-metragens que tratam sobre os temas de preconceito, injustiça, violência e gênero. A Mostra é voltada à promoção da educação e da cultura em direitos humanos, servindo de inspiração e promoção do respeito à dignidade da pessoa humana por meio da linguagem cinematográfica. Nesta edição, a Mostra traz as discussões acerca de gênero.

Para a reeducanda Tainá de Jesus, o momento foi de bastante reflexão. “Hoje, o mundo está, cada vez mais, preconceituoso e filmes como esses ajudam as pessoas a refletirem sobre seus atos. Esse projeto é valioso e poder assistir os filmes dentro da penitenciária é um privilégio e com certeza vai mudar o pensamento de todas nós”, diz.

Foram exibidos os filmes Carol - que conta a história de uma mulher que se redescobriu após passar por uma situação de violência pelo ex-marido - e Madrepérola, que narra o preconceito vivido por mulheres que estão fora dos padrões de beleza exigidos pela sociedade.

A assistente social da Penitenciária Feminina, Margarete Martins, ressalta que os filmes apresentam fatos que foram vividos pelas internas em algum momento de suas vidas e que discutir o assunto faz com que elas se sintam encorajadas a mudar a realidade da sua vida quando saírem da prisão.

“Cada vez que reunimos as meninas e elas começam a expor a sua vida para as outras, é como se elas se sentissem ouvidas e acolhidas e, assim, a rotina delas aqui na penitenciária fica mais tranquila”, observa Margarete.

Uma das diretrizes da Mostra de Cinema é a acessibilidade. Para isso, as reeducandas assistiram aos filmes em closed caption, para pessoas com deficiência auditiva, e os filmes também foram exibidos com áudio descrições, para pessoas com deficiência visual. Em Teresina, além da unidade prisional, apenas a Universidade Estadual do Piauí e o Teatro do Boi receberam a ação.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais