Cidadeverde.com

Augusto Basílio revela estudo para novo terminal de petróleo no Piauí

O  engenheiro e coordenador de projetos da Prefeitura de Teresina, Augusto Basílio, anunciou nesta terça-feira (30), a realização de um estudo para a implantação de um novo terminal de petróleo no Piauí. A ideia discutida é de que a base que hoje fica às margens da BR 343, no bairro Dirceu Arcoverde, seja transferida para Altos, município a 37 km de Teresina.

"Quando ele foi implantado na década de 70, a gente tinha todo um tecido urbano diferente do que é hoje no Grande Dirceu. Hoje nós temos todo um adensamento populacional em torno do terminal e o que eu costumo falar? Há necessidade da gente escolher uma área nova. Nós temos que fazer um planejamento regional para que algumas atividades econômicas sejam transferidas. Eu advogo que a gente pense em torno de médio e longo prazo de levar esse terminal para Altos, que é uma cidade próxima e que precisa cumprir a sua função de desenvolver a região da grande Teresina", pontuou o engenheiro.

Augusto explica que um estudo está sendo realizado para a criação tanto do terminal de petróleo quanto de um terminal graneleiro e uma área industrial. O engenheiro explica que o Piauí precisaria redimensionar sua região de semiárido para ser beneficiado com incentivos do Governo Federal para o desenvolvimento da região.

Segundo ele, o exemplo do Ceará foi de sucesso e os recursos que seriam necessários para essa transferência podem chegar a R$ 2 bilhões. "São projetos. Estamos no princípio do Estudo. O cearense conseguiu incluir Caucaia, Maracanaú e Pecén nos incentivos do Nordeste. A minha proposta é que a gente traga o semiárido para receber Altos e Floriano e essa definição é o Ministério da Integração Nacional que faz", finalizou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais