Cidadeverde.com

Piauí atinge recorde no cumprimento de metas metrológicas

Imprimir

No ano de 2017, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), atingiu o maior número de metas alcançadas desde a criação do órgão. Março foi o mês em que o recorde foi batido, sendo cumpridas mais de 180% das metas estabelecidas anualmente junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo, o Imepi foi considerado pelo Inmetro, o órgão que mais se destacou a nível nacional, colocando o Piauí em 1º lugar no ranking do cumprimento de metas metrológicas. “Temos trabalhado muito para isso e estamos felizes com os resultados positivos. Quem ganha é a população, uma vez que o número de fiscalização foi muito maior, o que é sinônimo de mais segurança para todos”, pontuou.

Comparado o mês de maio dos  anos 2014 ,2015, 2016 e 2017, o Imepi evoluiu de forma significativa na arrecadação das cobranças de taxas metrológicas e na redução da inadimplência das multas no setor jurídico. O resultado pode ser atribuído a diversas melhorias, tais como a implantação de uma equipe permanente para recobrança, o umento do número de equipes para fiscalização metrológica, uma maior cobertura da fiscalização nas cidades do interior e a presença de blitz nas rodovias federais e estaduais apra a fiscalização de cronotacógrafo. 

O gestor do Imepi destaca algumas das ações cujo metas foram dobradas e alcançadas. “O Inmetro exige que fiscalizemos uma certa quantidade de veículos por amostragem, mas fizemos duas vezes mais. Outro exemplo é a fiscalização nos postos de combustíveis, onde dobramos a meta, o que proporcionou segurança para a comercialização e para os consumidores. Os produtos dos supermercados também foram duas vezes mais fiscalizados”, afirmou Maycon.

Ainda de acordo com o diretor, todos os trabalhos que competem ao Imepi está sendo feito acima do que é pactuado com o Inmetro. O objetivo é proporcionar mais segurança à população e possibilitar que o comércio do estado seja realizado de forma transparente e de maneira que não haja prejuízos para os comerciantes e consumidores.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais