Cidadeverde.com

Sesapi promove 'Blitz do Amor' e alerta para prevenção de doenças

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde dá uma ajuda aos casais que estão comemorando o Dia dos Namorados nesta segunra-feira (12). A Sesapi está disponibilizando kits com preservativos masculino e feminino e lubrificante na Blitz do Amor, ação que acontece nos meses de junho e julho em Teresina e municípios do interior do Estado.

Na capital, a Blitz do Amor estará em faculdades e espaços públicos, nos dias 23 e 24 de junho. No interior, as atividades estarão presentes nos dias 14, 15, 21 e 22 de julho em Luiz Correia. Além da entrega dos kits, serão realizados testes de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e AIDS. 

"As pessoas tem medo do diagnóstico, tem receio de fazer ou se eximem de fazer o teste. A secretaria de saúde estimula através da ação do fique sabendo a testagem rápida, tanto do HGV quando da Sífilis. É importante ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a eficácia do tratamento", pontuou a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Meire Silva.

No Piauí, os dados revelam que entre 2004 e 2016 foram notificados 6.179 casos de pessoas infectadas com HIV. Em 2015, foram 404 casos no total, 266 em homens e 138 em mulheres. Em 2016, tivemos o total de 194, sendo 121 em homens e 73 em mulheres.

Para detectar a doença e acompanhar os usuários, o Governo do Estado oferece os serviços do Centro de Aconselhamento e Testagem, onde dispõe da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), exames e suporte psicológico, nos períodos manhã e tarde.

O Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA) funciona na Rua 24 de Janeiro, 124/N, edifício Teresa Cristina, 2º andar - esquina com a Álvaro Mendes. Telefones: 3216-2046 / 3216-2048.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais