Cidadeverde.com

Imepi fiscaliza balanças de pesagens de bagagens do aeroporto de Teresina

Imprimir

As balanças de pesagem de bagagens do aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, serão alvos de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), nesta quarta-feira (14). A medida visa assegurar que os passageiros não paguem a mais pelo despacho de malas. Desde o início do mês, as empresas aéreas começaram a cobrar para despachar bagagens e a oferecer tarifas com desconto para quem não utilizar o serviço.

A aferição das balanças será realizada por técnicos do Imepi e acompanhada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI).

"Todas as balanças do Piauí são aferidas pelo Imepi e recebem um selo de validade até 2018. Após essa aferição, podemos fazer uma nova fiscalização para saber se durante este período ocorreu alguma alteração que possa trazer prejuízo para o consumidor ou interferir na plena relação comercial", disse Maycon Danylo, diretor geral do Imepi.

Além do selo, que deve estar visível na balança, os passageiros devem ficar atentos a outros pontos. 

"A balança tem que ficar em um local onde não haja interferência de ventilação natural ou artificial para que não haja interferência na pesagem. O marcador de pesagem deve estar zerado para que o passageiro não pague mais pela bagagem", alerta.

Denúncias podem ser realizadas através do 0800 281 1411. Se constatadas irregularidades, as empresas aéreas serão autuadas e estão sujeitas a multa que variam entre R$ 100 mil a 1,5 milhão.


                               
 

Graciane Sousa
[email protected]    

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais