Cidadeverde.com

Governador garante que Educação é arma para combater a desigualdade

Imprimir

Uma volta ao tempo, com direito a elogio a adversário político resume um pouco o balanço feito pelo governador Wellington Dias (PT) ao lançar ontem (14) o 1º vestibular da Universidade Aberta do Piauí.

Empolgado e falando muito, Dias lembrou do primeiro governo, em 2003, e afirmou em alto e bom som: "quero que a minha maior obra seja a educação" e justificou: "Não tem uma forma de combater o atraso e a desigualdade social que não seja pela educação".

O governador destacou a dificuldade que enfrentou no primeiro mandato para levantar a bandeira da educação.

"Naquela época não era fácil compreender, porque obra para alguns era estrada, pontes, material de concreto, de metal, mas a maior obra da história é a da Educação", disse o governador durante solenidade repleta de prefeitos e deputados.

Em seu discurso, Wellington Dias elogiou a proposta do ex-governador Mão Santa, atual prefeito de Parnaíba, e do ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Jonatas Nunes, de descentralizar o ensino superior.  Mão Santa é ferrenho adversário dos petistas. 

Dias lembrou que no governo Mão Santa, com ajuda do então presidente Fernando Henrique Cardoso, houve a universalização do ensino ginasial. O governador disse que naquela época não era fácil compreender essas ações.

O estalo para mediação tecnológica

Um instrumento que ganha peso no governo Wellington Dias é cursos realizados através de mediação tecnológica. Ele contou que teve a ideia  ao conversar com o presidente do Banco Safra e gostou da experiência. Então apresentou a outros governadores e lutaram junto ao Mec para a viabilidade do projeto. Hoje, a mediação tecnológica, com ensino à distância, através do Canal Educação, forma milhares de professores e alunos.

A nova experiência é com a Universidade Aberta do Piauí que foi ofertada 3 mil vagas para o curso de Administração em 60 municípios do Estado.

Universalizar o ensino superior

A proposta do governador é universalizar o ensino superior até 2018. Segundo ele, com o lançamento do edital do vestibular da Uapi para 60 municípios, o ensino superior vai chegar a 147 cidades do Estado.

"Não há nenhum Estado do Brasil fazendo o que o Piauí faz a partir de setembro, chegando em 65% dos municípios com ensino superior com universidade pública e gratuita". 

Segundo o governador serão investidos cerca de R$ 26 milhões com a Universidade Aberta do Piauí.

Para o governador, a universalização do ensino também combate o exôdo rural. 

"Têm municípios que já visitei 500 vezes, mas existem outros que já fui 18 vezes e cada vez mais estou convencido que a única forma de combater o atraso é através da educação. Tem haver com a seca? tem, mas existem como conviver, o problema é a qualificação profissional".

Segundo o governador, o modelo atual é muito concentrador e dar o exemplo de São Paulo. "O maior número de doutores é em São Paulo". Ele disse que vai trabalhar para que piauiense se forme em sua cidade e trabalhe para desenvolver sua terra natal. 

Informou que antes o Piauí tinha 400 mil pessoas com formação, agora o número pulou para 1 milhão e 300 e disse: "Quero ter o privilégio de andar com dona Rejane (Dias - primeira-dama) e lá na frente alguém que estudou em Alegrete possa se orgulhar de ter estudado em seu município e dizer: eu me formei em minha cidade", disse o governador. 

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais