Cidadeverde.com

Bebê baleado na barriga da mãe está paraplégico

Imprimir

O bebê de Claudinéia dos Santos Melo, que estava grávida de nove meses e foi atingida por uma bala perdida no fim da tarde de sexta-feira (30), em Duque de Caxias, ficou paraplégico. A criança veio ao mundo numa cesariana de emergência e permanece internada no CTI, segundo o RJTV.

"Esta criança tem uma lesão nas vértebras torácicas T3 e T4. Está com uma paraplegia de membros inferiores. E também nós estamos resguardando este prognóstico nas primeiras horas, na primeira semana, no primeiro mês, tudo pode acontecer", disse o secretario de saúde de Duque de Caxias, José Carlos Oliveira, que é médico ginecologista e está acompanhando o caso.

Claudinéia estava na Favela do Lixão, no Centro de Caxias, e foi levada para o hospital Moacyr do Carmo. Os médicos fizeram uma cesariana de emergência e, durante a cirurgia, descobriram que o bebê também estava ferido.

O tiro atravessou o quadril da mãe e atingiu a criança - perfurou os pulmões e provocou uma lesão na coluna. O bebê passou por duas cirurgias e, depois, foi transferido pro hospital Adão Pereira Nunes. O secretario de saúde de Duque de Caxias, que é médico ginecologista, acompanhou.

'Quadro de saúde é gravíssimo'
José Carlos Oliveira, que está acompanhando o atendimento de Claudinéia, falou sobre o atendimento a mãe e bebê.

“O quadro de saúde da mãe é grave. Ela está no CTI e está sendo acompanhada pela equipe do Hospital Moacyr do Carmo e está sendo assistida. A criança foi transferida para o Hospital Adão Pereira Nunes onde, por volta de 3h, 4h foi trocado o dreno do tórax. O quadro do bebê é gravíssimo”, explicou o secretário.

O marido de Claudinéia e pai do bebê, Clebson Cosme da Silva, contou que conseguiu falar com a mulher dele. Ela está consciente, apesar de continuar internada no CTI. Ele também falou do filho, Arthur.

"Ele está bem. Observei, alisei, pude mexer um pouco com ele. O que eu posso adiantar é que ele está bem. Eu vi, me acalmei", disse Clebson.

Entenda o caso
Claudineia dos Santos Melo, que estava grávida de 39 semanas, estava indo ao mercado quando foi atingida na pelve.

A bala atravessou o tórax da criança e também atingiu parte da orelha, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias.
Lúcida, Claudineia foi levada ao Hospital Moacyr do Carmo e foi levada para o centro cirúrgico, onde os médicos fizeram o parto. Logo após nascer, a criança foi entubada e levada para a UTI da unidade e diagnosticada com pneumotórax bilateral. Depois de novos exames, os médicos identificaram fragmentos ósseos no canal medular dorsal.
Depois do primeiro atendimento, o bebê foi levado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, também na Baixada, para ser acompanhado por uma equipe de neurologia e outras especialidades. A criança ainda encontra-se em estado grave.

Na manhã deste sábado (1º), o bebê passou por exames radiológicos e por uma drenagem dos pulmões.

A 59ºDP (Duque de Caxias) está investigando o caso. Dois policiais militares prestaram depoimento. Eles disseram que estavam saindo da comunidade quando foram atacados a tiros. Eles contaram que não revidaram e, quando constataram que a gestante havia sido atingida, a levaram para o hospital.

Fonte: G1 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: bebebaleado