Cidadeverde.com

Presidente descarta pacote no Brasil contra a crise financeira

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (1) que o governo vá fazer um pacote contra os reflexos da crise econômica norte-americana no Brasil.

Após participar de uma cerimônia com atletas olímpicos e paraolímpicos no Palácio do Planalto, Lula respondeu de forma negativa sobre a possibilidade de um pacote contra a crise. ?Não vai ter pacote?, garantiu.
 
 

Questionado sobre como avaliava a situação atual em relação a crise, Lula afirmou que estava ?mais tranqüila?.

O Senado dos Estados Unidos deve votar nesta quarta o plano de resgate dos mercados apresentado pelo governo Bush. Na segunda-feira (29), o pacote foi rejeitado em votação pela Câmara americana. 

O presidente Lula se reuniu nesta manhã com a coordenação política do governo. Participaram do encontro os principais ministros da ala econômica, entre eles Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) . Nesta tarde, Lula volta a se reunir com o ministro da Fazenda.

Planejamento

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já havia negado, na terça-feira (30), que o governo estivesse preparando um pacote com medidas para conter possíveis reflexos da crise norte-americana no Brasil.

"Não tem pacote nenhum. Tem lá nos Estados Unidos e eles não votaram ainda. Se eles, que estão em crise, não votaram o pacote, porque nós vamos fazer por aqui?", disse o ministro.

 Mesmo negando que haja um pacote, Paulo Bernardo disse que o governo está acompanhando a crise e preparando medidas que podem vir a ser usadas em algum momento. "Estamos acompanhando com atenção os acontecimentos, mas achamos que está tudo tranqüilo. Agora, não somos irresponsáveis de não ter medidas para adotarmos caso seja necessário", afirmou.

"Temos acompanhado com atenção e com cuidado, mas não temos nenhum motivo para agir por aqui de maneira açodada," completou.

 Desenvolvimento

Também na terça, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, afirmou que o governo poderia decidir na próxima semana pelo lançamento de um pacote de medidas específico para facilitar o acesso a crédito para as empresas exportadoras. Um grupo de trabalho está discutindo as medidas.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: