Cidadeverde.com

Motoristas esvaziam blitz em Teresina e fiscalização passa a ser itinerante

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

Em entrevista no Acorda Piauí desta sexta-feira (7), a diretora da Escola de Trânsito do Detran-PI, Geovana Moura, admitiu que as blitzes realizadas em Teresina (PI) tem sido esvaziadas por conta de informações disseminadas por telefone celular. Por conta disso, as fiscalizações na capital têm ocorrido de forma itinerante, em vários pontos na mesma noite. 

"Quando a gente começa uma blitz, eu não dou meia hora: não passa ninguém, fica vazia", comentou Geovana Moura, na entrevista na Rádio Cidade Verde. Ela acredita que os alertas enviados por amigos e parentes fazem com que os locais sejam evitados. Por isso, o Detran e órgãos parceiros estão se deslocando durante a noite. 

Ainda que existam os que reclamem das fiscalizações, o caráter das mesmas é mais preventivo do que punitivo. Dados do Departamento de Trânsito apontam que o número de acidentes tem caído em até 23% na região onde a blitz ocorre. A intenção é coibir principalmente o uso de bebidas alcóolicas por motoristas ao volante nos finais de semana. 

As blitzes são feitas diariamente na capital e não há determinação prévia dos locais onde as mesmas acontecerão. Geovana Moura afirma já ser possível identificar redução, ainda que pequena, nos números de ocorrências envolvendo motoristas embriagados. "É preciso que cada um faça a sua parte para que tenhamos resultados satisfatórios", afirma.

As ações serão intensificadas durante as férias de julho em todo o estado, inclusive no litoral, principal destino dos turistas neste período. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais