Cidadeverde.com

Águas de Teresina absorveu quase mil servidores da Agespisa entre comissionados e terceirizados

Imprimir

A Águas de Teresina, nova empresa que administra o sistema de abastecimento da capital, absorveu quase mil funcionários da Agespisa entre comissionados e terceirizados. Segundo o presidente da empresa, Italo Jofre, foram 900 pessoas ligadas a empresas que prestam serviços e cerca de 80 servidores com cargos de comissão.

“Nós temos no corpo da Agespisa os comissionados, estes operacionais de Teresina nós tomamos a liberdade, em acordo com a Agespisa, de contratar todos. Chamamos todos para serem funcionários da Águas de Teresina. Os terceiros também para não ter descontinuidade na prestação dos serviços. Nós pegamos as empresas, uma a uma, e contratamos todas elas, independente de seleção”, disse o presidente em entrevista ao Jornal do Piauí.

De acordo com o representantes da empresa, servidores efetivos também foram convidados a ficar na Águas de Teresina, no entanto, há outras opções oferecidas pelo governo do Estado.

“A gente fez o convite, mas não sabemos quanto fechou o número, pois uns estão respondendo outros não responderam, já outros que disseram que sim estão dizendo que não. Eles estão em processo de decisão pessoal. O estado definiu muito claramente como seria a transição das pessoas. Os funcionários da Agespisa que são uma parte dos profissionais que fazem o saneamento da cidade, têm direito na estrutura de Teresina de juntar-se a um plano de demissão voluntária, ou serem realocados para outras operações do estado ou até mesmo continuar na Agespisa ou Instituto de Águas, operando nas concessões do interior ainda no assunto saneamento”, explica, ressaltando que, neste caso, seriam em torno de 30 profissionais. 

A Águas de Teresina garante que já identificou os principais problemas em Teresina e que, desde sexta-feira, já está trabalhando em resolvê-los. O presidente reclamou da falta de informações da Agespisa durante o processo de transição.

“Nunca um serviço de tal dimensão é passado de forma integral em qualquer período de transição esperado. A gente teve muita dificuldade, já que não nos foi dado o acesso ideal às informações técnicas e instalações da Agespisa. Houve uma resistência grande dos funcionários da Agespisa, do Sindicato dos Urbanitários e não houve condição de diálogo”, conta, garantindo que o usuário já pode perceber algumas mudanças.

“O usuário vai perceber imediatamente. Não em termos de serviços, pois levará algum tempo, mas no atendimento a coisa já está funcionando. O 0800 223 2000 está funcionando desde sexta. Hoje temos 3 vezes mais posições de atendimento do que existiam disponíveis antes”, declarou.

Foto: Wilson Filho

Sobre reajuste na tarifa, o presidente disse que, por enquanto, o assunto não será tocado, já que houve um realinhamento recentemente de 2,96%. “Não tenho o domínio da fórmula do processo que resultou no reajuste. Não sei de que forma isso foi feito. A Agespisa negociou esse processo com a Arsete”, afirmou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais