Cidadeverde.com

FFP realiza primeiro arbitral do Sub-11; 24 escolinhas irão participar da competição

Imprimir

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) realizou nesta quarta-feira (12) o primeiro arbitral do Campeonato Piauiense de Futebol Sub-11. O encontro ocorreu no auditório da FFP e reuniu representantes das 24 escolinhas de futebol que se inscreveram para participar do torneio.

Durante o encontro ficou definido que a competição será disputada com as equipes dividas em oito grupos com três componentes cada, avançando o melhor de cada grupo para a fase seguinte. 

A partir daí, os jogos serão disputados em sistema de mata-mata até que seja conhecido o campeão do Sub-11. As partidas serão disputadas em dois tempos de 25 minutos, podendo ser feitas até cinco substituições em três paradas técnicas.

Também ficou acertado que somente atletas nascidos nos anos de 2006, 2007 e 2008 podem participar da competição, sem limite de atletas inscritos. Os clubes terão até o próximo dia 21 de julho para apresentar as fichas cadastrais dos jogadores no departamento de registro da FFP. 

Além disso, as equipes deverão comprovar que o atleta está devidamente matriculado em uma escola e frequentando as aulas regularmente – confirmação que poderá ser feita até a primeira semana de agosto.

Os jogos do Campeonato Piauiense Sub-11 serão disputados preferencialmente nos estádios Lindolfo Monteiro e Albertão. De acordo com Daniel Araújo, diretor de futebol amador da FFP, a previsão é de que o torneio comece entre os dias 10 e 14 de agosto.

- Nós queremos fazer uma grande festa de abertura, com banda de música, desfile das escolinhas e um jogo inaugural. Lembrando que o clube que não se fizer presente na abertura será automaticamente eliminado. Quanto aos demais jogos, a nossa intenção é fazer nas preliminares da Copa Piauí Sub-21, que começa no dia 16 de agosto – disse o diretor.

Com exceção dos alvarás dos jogadores, todas as demais despesas do Campeonato Piauiense Sub-11 serão custeadas pela FFP, inclusive a arbitragem.

- Para esta competição serão escalados os árbitros que já estão nos quadros da CEAF. Iremos aplicar todas as regras que são utilizadas nas demais competições, mas aqui a arbitragem será mais pedagógica do que punitiva – afirma José Steifel, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem.

Além de promover o campeonato com o intuito de revelar novos talentos no futebol, a FFP em parceria com a CBF e a Secretaria Estadual de Educação irá realizar um curso de capacitação para os profissionais que atuam diretamente com os atletas das escolinhas. O objetivo é habilitar esses profissionais para que desenvolvam o seu trabalho com a base de maneira mais eficaz.

Esta é a primeira que a FFP promove uma competição nessa categoria. A competição também já está prevista no calendário da entidade para o ano de 2018.

- Essa fórmula é o início de uma nova era para o nosso futebol. Gostaria de parabenizar a iniciativa da FFP, e a adesão dos clubes. Temos 24 representantes, alguns deles ex-atletas como eu.

Temos que servir de exemplo para essas crianças. Agora é organizar as equipes e fazer o nosso melhor. – disse Anibal Lemos, representante da AABB.

Veja a relação das escolinhas inscritas no Sub-11:

Fenix Futsal Clube, AABB, Escolinha de Futebol de Base do INCF Catita, Instituto Batgol – IDESBA, Escolinha de Futebol Rei dos Reis, Esolinha de Futebol de Base Ribeiro Magalhães, Fundação Mateus Pereira da Cruz, Associação de Moradores do Bairro Água Mineral – AMAM, Escolinha de Futebol Resgate, Associação Palotina para Educação e Cidadania – APEC, ONG Amigos da Comunidade, Escolinha de Futebol do Bairro Buenos Aires, Sociedade Esportiva Aliança, Escolinha de Futebol Real, Centro de Atividades Desportivas e Culturais da Piçarreira – CENADESPI, Associação de Moradores do Parque Flambouyant, River Atlético Clube, Escolinha de Futebol do Flamenguinho, Liga Esportiva de Futebol Amador do Saci, Centro Esportivo do Promorar, Centro Esportivo e Cultural do Conjunto Redicendial Esplanada – CECESPLA, Park Real, Gol de Placa, Escolinha Fla.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais