Cidadeverde.com

Governadora em exercício destaca tradicionalismo da Expocorrente no PI

Imprimir

 

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou na noite de sexta-feira (21), da 42ª Expocorrente, feira que já faz parte do calendário anual do município de Corrente e que reúne produtores de outros estados, da região e cidades circuvinzinhas, com o objetivo de promover a agropecuária desenvolvendo o agronegócio.

A governadora em exercício que cumpre agenda durante todo o fim de semana no sul do Estado inaugurando obras e autorizando outras, falou sobre a visita a feira. "Nós estamos aqui na quadragésima segunda Expocorrente uma festa maravilhosa que reúne criadores de toda essa região e também de outros Estados onde estão sendo feitos diversos negócios, além é claro de ser um lazer, uma festa para essas pessoas. Aqui são realizadas exposições, trocas de experiências, enfim é uma festa que está no calendário dessa região, que está no calendário da agropecuária do Brasil, é a segunda maior exposição do Piauí e que todos os anos se renova, traz novidades e também fica maior. A agropecuária é a atividade mais tradicional do Estado do Piauí, e que está mesmo nas nossas origens e esta é uma região muito rica, os produtores investem muito em tecnologia e isso reflete na qualidade dos rebanhos e na qualidade dos negócios que são feitos aqui".
 
O secretário , Guilhermano Pires que acompanha a governadora em agenda no Sul do Estado, falou sobre as ações da Setrans nos municípios do sul do Estado. "A Secretaria de Transportes está com diversas ações aqui no Sul do Estado, nos estamos com várias obras estruturantes podemos citar a BR 235 ligando Bom Jesus a Caracol, em breve iremos começar também na PI 412 ligando Corrente ali pela Chapada das Mangabeiras que será o caminho mais perto para o Tocantins e asfaltamento em todos em municípios da região Sul. A situação está em andamento através do empréstimo feito com a CAIXA e com certeza em breve todas as cidades do Sul do Estado terão soluções de mobilidade urbana desenvolvidas pelo Governo do Estado".
 
A feira que teve sua primeira edição em 1985 recebe uma média de 10 a 15 mil pessoas por dia e tem movimentado a economia da cidade. Neste ano o prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas, acredita que a feira deve seguir gerando uma boa arrecadação para a cidade. "A nossa feira movimenta  toda a região, é o agronegocio, e é de suma importância sim para a cidade, para o desenvolvimento local, aqui no dia de ontem tiveram cerca de 15 mil pessoas visitando, então no momento de crise isso é essencial, já que a arrecadação ajuda a desenvolver a região".
 
O artesã Maria Arlinda falou da importância da feira para expor seu produto para diversas pessoas e conseguir uma renda extra. "Eu sou professora aposentada e vejo aqui uma renda extra, aqui eu vendo borbado, licores que eu produzo, e com esse galpão aqui que o Governo do Estado nos proporcionou nós iremos realizar feirinhas mensais onde podemos estar colocando a venda nossos produtos".
 
O evento conta com o apoio do Governo do Estado. Todas as espécies expostas no evento equinos, bovinos, caprinos entre outros são registradas na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais